SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Autoria de: Leila Goes dos Santos

Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida

Presidente da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Marcia Fonseca de Amorim

Palavras-chaves: Letramento, Digital, Português, Tecnologias, Ensino

Data da defesa: 06/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 27/05/2021

Data da publicação: 27/05/2021

Referência: Santos, L. G. d. AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo realizar um estudo bibliográfico com o objetivo de listar algumas possíveis vantagens e desvantagens do uso de tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa. Com abordagem qualitativa, o corpus foi definido por meio de buscas no Google acadêmico. Os descritores utilizados e que sintetizam o objetivo da pesquisa foram ????????????????tecnologias digitais????????????????, ????????????????ensino de língua portuguesa???????????????? e ????????????????letramento digital????????????????. Foram definidos como critérios de inclusão teses eou dissertações, aquelas publicadas no período de janeiro de 2015 a março de 2021. Foram escolhidos 04 trabalhos acadêmicos que tratavam do tema dessa investigação. Para análise dos dados, foram criadas duas tabelas, com as principais considerações encontradas em cada tese eou dissertação, uma para possíveis vantagens e outra para possíveis desvantagens do uso de tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa. O uso da tecnologia digitais no ensino da língua portuguesa contribui para uma educação mais criativa, crítica, inclusiva e cidadã, uma vez que permite que práticas comunicativas que utilizem tecnologias sejam aprendidas na sala de aula, tornando os alunos letrados e aptos para praticarem e se utilizarem de tais tecnologias no seu uso cotidiano. Com relação às desvantagens, quatro pontos principais foram levantados infraestrutura das escolas (como falta de computadores, falta de conexão com a internet, falta de acessibilidade às tecnologias digitais) gestão escolar falta de tempo para o desenvolvimento de atividades além da falta de qualificação dos professores desde a formação acadêmica, sendo perpetuada na formação continuada.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711241

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47656

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leila Goes dos Santos e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo