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Título: OS TEXTOS MULTIMODAIS DAS PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM COMO FERRAMENTAS ARGUMENTATIVAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL

Título alternativo: MULTIMODAL TEXTS OF ENEM????????S WRITING PROPOSALS AS ARGUMENTATIVE TOOLS IN TEXTUAL PRODUCTION

Autoria de: Carlos Eduardo Amorim

Orientação de: Pauline Freire Pimenta-

Presidente da banca: Pauline Freire Pimenta

Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Helena Maria Ferreira

Palavras-chaves: Textos multimodais, Argumentação, Letramento crítico, Enem, Produção textual.

Data da defesa: 20/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 03/06/2021

Data da publicação: 03/06/2021

Referência: Amorim, C. E. OS TEXTOS MULTIMODAIS DAS PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM COMO FERRAMENTAS ARGUMENTATIVAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL. 2021. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este estudo propõe analisar as estratégias argumentativas presentes nos textos multimodais da proposta de redação do Exame Nacional do Ensino Médio ???????? Enem ???????? referente à edição do ano de 2013, que atuariam como ferramentas argumentativas no processo de produção do texto dissertativo-argumentativo do participante do exame. A proposta deste artigo parte da dificuldade do candidato em produzir um texto satisfatório e condizente com os padrões estipulados pelo Enem e procura mostrar, por meio da multimodalidade (formada por textos escritos e imagéticos), do letramento crítico e das teorias da argumentação, que é possível enxergar nos textos motivadores fornecidos no exame nacional, material suficiente para desenvolver uma redação que atenda os critérios de avaliação textual utilizados pelos avaliadores do exame, com argumentos que defendam um determinado ponto de vista. Como aporte teórico, recorremos às relações argumentativas de Koch (2011), à Teoria Semiolinguística proposta por Charaudeau (1996), às evidências argumentativas apresentadas por Garcia (2000) e, ainda, às competências relacionadas à produção textual, presentes na matriz referencial da Cartilha do Participante do Enem (2020). Pelas nossas análises, os resultados apontam que os textos multimodais, cada vez mais presentes no estudo da língua, e consequentemente, nos exames de avaliação, são capazes de fornecer informações claras e suficientes para a produção textual, por meio de pressuposições, modalizadores, operadores argumentativos, infográficos, fatos, exemplos, dados estatísticos, fundamentações e testemunhos.

Abstract: This study proposes to analyze the argumentative strategies present in the multimodal texts of the proposal for the writing of the National High School Exam - Enem - referring to the edition of the year 2013, which would act as argumentative tools in the process of producing the essay-argumentative text of the exam participant . The proposal of this article starts from the candidates difficulty in producing a satisfactory text that is consistent with the standards stipulated by Enem and seeks to show, through multimodality (formed by written and imagery texts), critical literacy and theories of argumentation, which is it is possible to see in the motivating texts provided in the national exam, enough material to develop an essay that meets the textual evaluation criteria used by the exams evaluators, with arguments that defend a certain point of view. As a theoretical contribution, we resort to Kochs (2011) argumentative relations, to the Semiolinguistic Theory proposed by Charaudeau (1996), to the argumentative evidence presented by Garcia (2000) and, still, to the competences related to textual production, present in the referential matrix of the Booklet of the Enem Participant (2020). Through our analyzes, the results indicate that multimodal texts, increasingly present in the study of language, and consequently, in assessment exams, are able to provide clear and sufficient information for textual production, through assumptions, modalizers, operators argumentative, infographics, facts, examples, statistical data, foundations and testimonies.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711249

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47658

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Carlos Eduardo Amorim e Universidade Federal de Lavras

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