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Título: REDAÇÃO NOTA 1000 ENEM ANÁLISE DA COMPETÊNCIA IV

Autoria de: Gustavo Alberto Rosario Nascimento

Orientação de: Valdete Aparecida Borges Andrade

Presidente da banca: Dra. Valdete Aparecida Borges Andrade

Primeiro membro da banca: Dra. Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Dra. Maria Virgínia Dias Ávila

Palavras-chaves: Coesão, Anafórica, Linguística, Texto, Redação

Data da defesa: 27/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 28/06/2021

Data da publicação: 28/06/2021

Referência: Nascimento, G. A. R. REDAÇÃO NOTA 1000 ENEM ANÁLISE DA COMPETÊNCIA IV. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como a coesão tem papel fundamental na produção escrita e, consequentemente, na comunicação eficaz, para isso analisamos a competência IV da redação do Enem. Ao produzir uma redação, vários fatores são necessários e dentre eles a coesão referencial anafórica que é o tema deste artigo. Mas antes de discutir a coesão referencial anafórica, este artigo traz uma breve consideração sobre a Linguística textual, que a ciência da área da Linguística que estuda o texto. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica qualitativa de caráter explicativo. Optamos por essa metodologia, pois ela nos fornece subsídios para demonstrarmos a importância da coesão referencial anafórica na produção de redações, mais precisamente, nas redações do Enem. Para tanto, tomamos como base obras de Linguistas como Andrade (2020), Antunes (2009), Bentes (2001, 2006), Halliday e Hassan (1976), Koch (1989, 2014, 2020), Marcuschi (2008). Tais Linguistas apresentam conceitos sobre a Linguística Textual, o texto em si e a coesão textual. Para melhor entendimento da análise, apresentamos o conceito de coesão referencial anafórica e discorremos sobre os diversos tipos de coesão textual. Ao analisarmos as cinco redações chegamos a conclusão que a coesão referencial anafórica foi usada no texto de forma adequada e assim chegaram a nota cinco, nota máxima, na competência IV.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711265

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47861

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gustavo Alberto Rosario Nascimento e Universidade Federal de Lavras

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