SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: ????PENETRA SURDAMENTE NO REINO DAS PALAVRAS. LÁ ESTÃO OS POEMAS ...???? ESCORÇO SOBRE O ENSINO DE POESIA NO ENSINO MÉDIO

Título alternativo: ????Penetrate deafly into the kingdom of words. There they are the poems ...???? foreshortening on the teaching of poetry in high school

Autoria de: Flavio Maia Custodio

Orientação de: Rodrigo Garcia Barbosa

Presidente da banca: Rodrigo Garcia Barbosa

Primeiro membro da banca: Andrea Portolomeos

Segundo membro da banca: Dalva de Souza Lobo

Palavras-chaves: Poesia, Ensino Médio, Documentos Oficiais, BNCC, Sugestão de Atividades

Data da defesa: 18/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 28/06/2021

Data da publicação: 28/06/2021

Referência: Custodio, F. M. ????PENETRA SURDAMENTE NO REINO DAS PALAVRAS. LÁ ESTÃO OS POEMAS ...???? ESCORÇO SOBRE O ENSINO DE POESIA NO ENSINO MÉDIO. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Esta pesquisa busca analisar, com base nos documentos oficiais (dos Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio à Base Nacional Comum Curricular) o papel do ensino de literatura, especificamente a poesia, na última etapa da Educação Básica o Ensino Médio. O trabalho com o texto poético-literário, na maioria das escolas, muitas vezes se restringe a uma concepção meramente mecanicista eou instrumentalizadora. Apresentar para o estudante o caráter artístico e humanizador do texto literário, e do poema em particular, foi deixado de lado devido aos objetivos de uma etapa escolar que, ao longo do tempo, criou uma interdependência dos exames de vestibular e, mais recentemente, do ENEM. Para atingir o objetivo exposto, este trabalho apresenta uma análise dos documentos que regulam a formulação de currículos do Ensino Médio, naquilo que tange a área de Língua Portuguesa e faz uma análise de como é o ensino da poesia nesta etapa de ensino. Finalizando o trabalho, apresentamos quatro propostas de atividades envolvendo poemas da obra Antologia Poética, de Vinícius de Moraes. A pesquisa indica que o trabalho com textos poéticos ainda segue um padrão tradicional e, para que o trabalho se efetive, o professor deve buscar metodologias e práticas alternativas.

Abstract: This research aims to analyze, based on official documents (from the National Curriculum Parameters High School Common National Curriculum Basis) the role of teaching literature, specifically teaching poetry, in the last stage of the Basic Education High School. The work with the poetic-literary text, in most schools, is often restricted to a merely mechanistic andor instrumentalist conception. Presenting to the student the artistic and humanizing characteristics of the literary text, the poem in particular, was left aside due to the objectives of a school stage that, throughout the time, created an interdependence between the university entrance exams and, more recently, the ENEM (High School National Exam). To achieve the objective mentioned, this work presents an analysis of the documents that regulate the formulation of high school curricula, in what concerns the area of Portuguese Language and it analyses how the teaching of poetry is developed at this stage of education. Finishing the work, we present four proposals for activities involving poems from the work ????Antologia Poética????, by Vinícius de Moraes. The research indicates that working with poetic texts still follows a traditional pattern and, for it to be effective, the teacher must seek alternative methodologies and practices.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711275

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47855

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Flavio Maia Custodio e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo