SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Autoria de: Rafael Silva Guilherme

Orientação de: Julio Cesar Machado

Presidente da banca: Júlio Cesar Machado

Primeiro membro da banca: Márcio Rogério de Oliveira Cano

Segundo membro da banca: Thatiane Ruas

Palavras-chaves: Surdos, Alfabetização, Letramento, Bilinguismo, Análise do Discurso

Data da defesa: 16/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 29/06/2021

Data da publicação: 29/06/2021

Referência: Guilherme, R. S. LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS SURDAS DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. 2021. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo bibliográfico sobre as práticas de letramento (leitura e escrita) de alunos surdos numa perspectiva de transformação social. O arcabouço teórico desta pesquisa foram os estudos de Alfabetização e Letramento, à luz de Magda Soares Os estudos da Análise do Discurso, à luz de Eni Orlandi as discussões sobre a Língua Brasileira de Sinais ???????? Libras o ensino bilíngue e as práticas de letramento para alunos surdos. A pesquisa foi descritiva, com abordagem qualitativa, do tipo revisão de literatura, realizada com 25 artigos dos anos de 2016 a 2020. A base de dados utilizada foi o Google Acadêmico e a pesquisa foi realizada utilizando operadores booleanos. Os descritores foram ????????surdez???????? OR ????????surdo???????? AND ????????língua de sinais???????? AND ????????Alfabetização e letramento???????? OR ????????alfabetização???????? AND ????????letramento???????? AND ????????Transformação???????? AND ????????social????????. A análise dos dados foi realizada considerando duas catecterizações Características das publicações Desafios dos professores de Língua Portuguesa e pelos alunos surdos no processo de alfabetização e letramento dos alunos surdos visando à Língua Portuguesa como segunda língua. Os resultados desta pesquisa apontaram que letramento, escrita e leitura para alunos surdos se tornam um desafio pelo fato de que a Língua Portuguesa é a segunda língua deste sujeito, o que poderá resultar em uma grande dificuldade no aprendizado, e por isso, novas abordagens de se letrar esses sujeitos ainda carecem de trabalhos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711276

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47635

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rafael Silva Guilherme e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo