SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: A Linguística Textual e a Construção de Sentidos Reflexões sobre o ensino da Língua Portuguesa

Autoria de: Jonathas Pacheco Martins

Orientação de: Marcia Fonseca de Amorim

Presidente da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Primeiro membro da banca: Márcio Rogério de Oliveira Cano

Segundo membro da banca: Natalino da Silva de Oliveira

Terceiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Palavras-chaves: Linguística Textual, Construção de sentidos, Estudo do texto, Ensino da língua, Contextualização

Data da defesa: 17/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Martins, J. P. A Linguística Textual e a Construção de Sentidos Reflexões sobre o ensino da Língua Portuguesa. 2021. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho parte da problemática encontrada no dia a dia escolar no que se refere à dificuldade de construção de conhecimentos pelos estudantes. O ponto de vista defendido é o de que uma das causas está na pouca atenção dada à práxis, e mais propriamente à ausência de contextualização do ensino. A partir de uma pesquisa qualitativa, o trabalho revisita os documentos oficiais de parametrização (PCNs), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estudiosos da linguagem, como Koch (2010), Travaglia (2010), Possenti (1996), Bagno (1999), Geraldi (1999), Smith (1989), entre outros, com o fim de demonstrar que uma das possibilidades para se romper esses desafios está em o professor refletir sobre os fundamentos da Linguística Textual e sua relação com a construção de sentidos. Nesse passo, propõe-se que uma prática docente frutífera deve estar baseada no ensino do texto em sala de aula (a língua posta em uso), já que possibilita, desde o planejamento da aula, que o professor ancore as reflexões sobre a língua nos fatores da textualidade e permite que ele se fundamente na e a partir da realidade do aluno. O resultado, por conseguinte, é contribuir para que o estudante se forme como sujeito capaz de exercer criticamente sua cidadania e seu protagonismo social.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711280

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47760

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jonathas Pacheco Martins e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo