SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: A FIGURA CLERICAL EM DOIS TEMPOS do heroísmo em Eurico, o Presbítero ao sacerdócio por conveniência em O Crime do Padre Amaro

Título alternativo: THE CLERICAL FIGURE IN TWO TIMES from heroism in Eurico, the Priest to the priesthood for convenience in O Crime do Padre Amaro

Autoria de: Franciane Loise Lopes

Orientação de: Roberta Guimarães Franco Faria de Assis

Presidente da banca: Roberta Guimarães Franco Faria de Assis

Primeiro membro da banca: Rodrigo Garcia Barbosa

Segundo membro da banca: Hanna Andressa do Carmo Furtado Oliveira

Palavras-chaves: Romantismo, Realismo, Alexandre Herculano, Eça de Queirós, Clero.

Data da defesa: 24/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 14/07/2021

Data da publicação: 14/07/2023

Referência: Lopes, F. L. A FIGURA CLERICAL EM DOIS TEMPOS do heroísmo em Eurico, o Presbítero ao sacerdócio por conveniência em O Crime do Padre Amaro. 2021. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho busca fazer um paralelo na apresentação da imagem do padre entre duas obras de períodos e tendências literárias distintas do século XIX português Eurico, o Presbítero de Alexandre Herculano, e O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós. O propósito é compreender como a figura do padre é construída na narrativa de cada autor. Demonstrar como Herculano, o autor precursor do romance histórico em Portugal e adepto do romantismo, construiu a figura de Eurico e que fatores histórico-sociais contribuíram para tanto. Da mesma forma, compreender o processo de criação de Eça de Queirós, de tendência Realista, que deu vida ao polêmico Padre Amaro. Para tal propósito, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, analisando além das obras em si outros trabalhos acadêmicos de autores como Candido (1964) ????????Entre campo e cidade????????, Brandão e Junior (2014) ????????Por uma estética da conciliação O Crime do Padre Amaro e a dinâmica político-social portuguesa oitocentista????????, Alves (2012) ????????Eurico, O presbítero o sacerdote-guerreiro entre a literatura e a história???????? que servem como fonte para que se possa compreender a temporalidade em que foram criadas estas obras, a influência do contexto social e as singularidades de cada estilo literário em cada texto e, por fim, confrontar tais aspectos de cada um dos protagonistas.

Abstract: This study aims to draw a parallel in the presentation of the priest????????s image between two works from different periods and literary trends of the Portuguese nineteenth century Eurico, o Presbítero by Alexandre Herculano, and O Crime do Padre Amaro, by Eça de Queirós. The purpose is to understand how the figure of the priest is constructed in each authors narrative. Demonstrating how Herculano, the forerunner of the historical novel in Portugal and a fan of romanticism, built the figure of Eurico and what historical-social factors contributed to it. In the same way, to understand the creation process of Eça de Queirós, with a realistic tendency, which gave life to the controversial Padre Amaro. For this purpose, a bibliographical research was developed, analyzing, in addition to the works themselves, other academic works by authors such as Candido (1964) ????????Entre campo e cidade????????, Brandão and Junior (2014) ????????Por uma estética da conciliação O Crime do Padre Amaro e a dinâmica político-social portuguesa oitocentista????????, Alves (2012) ????????Eurico, O presbítero o sacerdote-guerreiro entre a literatura e a história???????? that serve as a source for understanding the temporality in which these works were created, the social context influence and each literary style singularities in each text and finally confront such aspects of each of the protagonists.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711281

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Franciane Loise Lopes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo