SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: A LEITURA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS

Autoria de: Andreia Aparecida Alves

Orientação de: Marcia Fonseca de Amorim

Presidente da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Camila Aparecida da Silva Marques

Terceiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Palavras-chaves: Leitura, Leitores competentes, Língua Portuguesa, BNCC, Formação de professores.

Data da defesa: 08/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 29/06/2021

Data da publicação: 29/06/2021

Referência: Alves, A. A. A LEITURA E SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS. 2021. 22 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente artigo tem como objetivo revisitar estudos teóricos sobre a importância da leitura na formação de sujeitos críticos, com o intuito de entender o motivo pelo qual ainda é deficitária a formação de leitores no Brasil. Busca-se, também, entender a relevância de se trabalhar a leitura de forma mais crítica e auxiliar os professores de língua portuguesa na formação de leitores competentes. Para isso, empreendeu-se um estudo de caráter bibliográfico, dialogando com autores como Smith (2003), Koch e Elias (2006), Antunes (2002), entre outros estudiosos da linguagem. Faz-se necessária a compreensão da concepção da leitura e de como ela é importante na formação de sujeitos críticos. Também se faz necessário compreender o tratamento dado à leitura na Base Nacional Comum Curricular, que habilidades envolvem esse processo, pois é de consenso entre os estudiosos da linguagem que, quanto mais domínio de leitura, maiores são os conhecimentos de mundo do sujeito. A partir da pesquisa apreendida foi possível confirmar a necessidade da atenção dos professores, principalmente aqueles que ministram a disciplina de língua portuguesa, na efetiva formação de leitores competentes, visto que essa prática linguística dialoga com o conhecimento de mundo das demais disciplinas, indo além do ensino-aprendizagem da língua portuguesa.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711285

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47898

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Andreia Aparecida Alves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo