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Título: USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL COLABORAÇÕES PARA FAVORECER A LEITURA E A ANÁLISE DE NOTÍCIAS

Título alternativo: 32

Autoria de: Luciene de Oliveira Prosperi

Orientação de: Charles Nascimento Tavares

Presidente da banca: Charles Nascimento Tavares

Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Terceiro membro da banca: Del

Quarto membro da banca: Não Há

Palavras-chaves: Tecnologias, Informação, Comunicação, Fake News, notícias.

Data da defesa: 17/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Prosperi, L. d. O. USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL COLABORAÇÕES PARA FAVORECER A LEITURA E A ANÁLISE DE NOTÍCIAS. 2021. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Principalmente pela globalização e pelo aumento da disponibilidade de tecnologias digitais, os estudantes estão expostos a notícias oriundas de diversas fontes midiáticas, as quais podem, em algumas circunstâncias, ser repassadas de forma enviesada ou revestida de má fé, com finalidade apelativa e polêmica, produzindo efeitos sobre algo ou alguém. Essa disseminação deliberada de desinformação consiste nas chamadas fake news, notícias falsas que representam distorção da realidade e que têm rápida disseminação nas mídias, principalmente em redes sociais. A pesquisa tem o objetivo de apresentar uma prática didática que utiliza recursos tecnológicos para promover o letramento informacional através do contato com textos do gênero notícia, visando proporcionar ao aluno uma experiência de leitura crítica e ativa em relação a notícias falsas. A pesquisa bibliográfica elaborada visando contextualizar gêneros discursivos, leitura em suportes e mídias digitais, notícias e fake news é seguida de uma proposta pedagógica que explora os desafios da inclusão digital, tanto no acesso às notícias por intermédio de TICs quanto no estímulo da percepção consciente dos enunciados. Concluiu que um aluno capaz de uma leitura crítica e reflexiva pode ser a diferença em uma sociedade, na qual há um constante estímulo para comportamentos acríticos e de sujeição a notícias falsas.

Abstract: Mainly due to globalization and the increasing availability of digital technologies, students are exposed to news from a vast number of mediatic sources. However, such information can be forwarded in a distorted way or disguised with bad faith, with appealing and polemic purposes, causing effects over something or someone. This deliberate spread of misinformation consists in the so-called Fake News, false news that represent distortion of reality and have fast propagation in media, specially in social networks. The research aims to demonstrate a didatic practice which uses technological means to promote information literacy through contact with texts of the genre news, aiming to provide the students a critical and active experience regarding fake news. The bibliographic study is followed by a pedagogical proposal which explores the challenges of digital inclusion, in the access to news through ICTs as much as the incentive of conscious perception of meanings from enunciations. The conclusion was that an aware, critical and reflexive citizen can be the difference in a society where there is a constant incentive to uncritical behaviors, and sujected to fake news.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711289

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47698

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Luciene de Oliveira Prosperi e Universidade Federal de Lavras

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