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Título: Letramento O ensino da leitura e da produção textual

Título alternativo: Literacy Teaching reading and text production

Autoria de: Tamires Alves de Souza

Orientação de: Valdete Aparecida Borges Andrade

Presidente da banca: Dra. Valdete Aparecida Borges Andrade

Primeiro membro da banca: Dra. Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Dra. Maria Virgínia Dias de Ávila

Palavras-chaves: Letramento, Estratégia de leitura, Produção textual, Alfabetização, Ensino

Data da defesa: 27/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/06/2021

Data da publicação: 04/06/2021

Referência: Souza, T. A. d. Letramento O ensino da leitura e da produção textual. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O letramento pode ser definido como o estado de competência de fazer uso do ato de ler e de escrever no contexto social, apesar de ainda essa definição não estar registrada em dicionários. Considerando o meio sociocultural em que o indivíduo está inserido, sua capacidade de escrita pode alterar entre escrever uma frase com poucas linhas ou produzir um trabalho de mestrado, doutorado, além disso, sua capacidade de leitura pode variar entre decodificar palavras ou até ler uma obra complexa, com isso pode-se constatar que os níveis de letramento são diversos. Em vista disso, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a importância da leitura no processo de ensino e aprendizagem da escrita, como também a relação da leitura com a escrita. O trabalho tem como base as obras dos autores Brasil (1997), Carvalho (2010), Fernandes (2010), Ferreiro e Teberosky (1999), Ferreiro (2004), Goodman (1990), Kleiman (2012), Leffa (1996), Soares (2002, 2004, 2008, 2009), Targino (2017), Tfouni (2010). Esta pesquisa bibliográfica foi realizada por meio de leituras de revistas, artigos científicos e documentos eletrônicos, que nos forneceram bases teóricas para fundamentação do trabalho.

Abstract: Literacy can be defined as the state of competence to make use of the act of reading and writing in the social context, although this definition is not yet registered in dictionaries. Considering the socio-cultural environment in which the individual is inserted, his writing ability may change between writing a sentence of a few lines or producing a masters, doctoral work, in addition, his reading ability may vary between decoding words or even reading a work complex, it can be seen that the literacy levels are diverse. In view of this, this work aims to reflect on the importance of reading in the teaching and learning process of writing, as well as the relationship between reading and writing. The work is based on the works of the authors Brasil (1997), Carvalho (2010), Fernandes (2010), Ferreiro and Teberosky (1999), Ferreiro (2004), Goodman (1990), Kleiman (2012), Leffa (1996 ), Soares (2002, 2004, 2008, 2009), Targino (2017), Tfouni (2010). To this end, the research was carried out through the reading of magazines, scientific articles and electronic documents that provided us with theoretical bases for supporting the work.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711296

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47800

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Tamires Alves de Souza e Universidade Federal de Lavras

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