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Título: O LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autoria de: Ana Elisa de Souza Garcia

Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida

Presidente da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Primeiro membro da banca: Charles Nascimento Tavares

Segundo membro da banca: Walkiria França Vieira e Teixeira

Palavras-chaves: letramento, educação especial, tecnologia assistiva, letramento digital, educação inclusiva

Data da defesa: 21/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 08/07/2021

Data da publicação: 08/07/2021

Referência: Garcia, A. E. d. S. O LETRAMENTO DIGITAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA OS RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2021. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como as tecnologias assistivas podem ser uma possibilidade de ensino-aprendizagem na educação especial inclusiva em Língua Portuguesa. Essa análise se justifica a partir da evolução tecnológica, na qual sua implicação é processo de mobilização de estratégias de aprendizagem, propiciando evolução na aprendizagem, inclusão escolar e autonomia aos alunos com deficiência. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, a fim de dar respaldo sobre o letramento e a educação inclusiva com base nas pesquisas de Coscarelli e Ribeiro (2011), Faria (2019), Soares (2020) e Viana e Gomes (2017) e também por meio das legislações vigentes do Brasil acerca da educação inclusiva. A pesquisa exploratória também foi feita com a análise de três dissertações de mestrado que visam investigar como os recursos são aplicados na educação especial e o papel dos professores no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Os resultados das análises levaram a entender que os recursos disponíveis são indiscutíveis na abrangência da possibilidade de ensino, todavia torna-se necessário rever as finalidades e representações para uma proposição na prática que atenda às necessidades e aos objetivos da comunidade escolar. Nesta perspectiva, a educação especial inclusiva com uso de recursos tecnológicos para um ensino-aprendizagem eficaz necessita de uma estruturação no que tange o currículo escolar, um estudo individualizado do aluno e principalmente de uma formação e capacitação continuada dos professores que atuam nesta área.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711304

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47645

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Elisa de Souza Garcia e Universidade Federal de Lavras

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