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Título: O PRECONCEITO LINGUÍSTICO ?? UMA ANÁLISE NO PLANO DE ESTUDO TUTORADO (PET), NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Autoria de: Marcos Flávio Ribeiro Mendes

Orientação de: Natalino da Silva de Oliveira

Presidente da banca: Natalino da Silva de Oliveira

Primeiro membro da banca: Adriana Pryscilla Duarte de Mel

Segundo membro da banca: Raquel Márcia Fontes Martins

Palavras-chaves: preconceito linguístico, variedades linguísticas, preconceito social, prejuízo social, vernáculo brasileiro.

Data da defesa: 02/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 23/06/2021

Data da publicação: 23/06/2021

Referência: Mendes, M. F. R. O PRECONCEITO LINGUÍSTICO ?? UMA ANÁLISE NO PLANO DE ESTUDO TUTORADO (PET), NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, NO ESTADO DE MINAS GERAIS. 2021. 45 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo apresenta algumas reflexões sobre o preconceito linguístico existente no Brasil. O enfoque incide sobre variedades linguísticas no âmbito da educação escolar tendo por análise investigativa o material didático-pedagógico, elaborado para o ensino da disciplina de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio, encontrados nos cadernos dos Planos de Ensinos Tutorados (PET). Os currículos analisados foram planejados para o ensino remoto, em situação de pandemia da COVID-19, para serem ministrados na modalidade de EaD nas escolas públicas do Estado de Minas Gerais, cujo conteúdo curricular foi instituído pela Secretaria de Estado de Educação. A meta detém-se na investigação do material didático, buscando verificar se o mesmo traz elementos que auxiliem o ensino no enfrentamento do preconceito ou discriminação linguística no país. O método investigativo se dará pela Análise do Discurso de vertente francesa, com subsídios teóricos sobre o tema de autores como Bagno (2002, 2003, 2008, 2010), Bortoni-Ricar

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711311

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47640

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Marcos Flávio Ribeiro Mendes e Universidade Federal de Lavras

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