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Título: LETRAMENTOS DIGITAIS O LETRAMENTO EM JOGOS E O ENSINO DA LEITURA

Título alternativo: DIGITAL LETTERING GAME LETTERING AND READING TEACHING

Autoria de: Francislaine Ávila de Souza

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Patrícia Vasconcelos Almeida

Palavras-chaves: gamificação, letramentos, ferramentas digitais, ensino, língua portuguesa.

Data da defesa: 27/04/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 12/05/2021

Data da publicação: 12/05/2021

Referência: Souza, F. ?. d. LETRAMENTOS DIGITAIS O LETRAMENTO EM JOGOS E O ENSINO DA LEITURA. 2021. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Diante das discussões acerca do letramento digital e das múltiplas ferramentas digitais disponíveis para se trabalhar com o ensino, tendo como foco da Língua Portuguesa, esse artigo visa analisar os recursos disponíveis na ferramenta Kahoot! que podem ser usados para o trabalho com a leitura em aulas de Língua Portuguesa, de modo a desenvolver as habilidades digitais dos alunos. Nesse sentido, este trabalho discute questões relacionadas ao letramento digital e o ensino com foco no letramento em jogos e na gamificação, a partir de Soares (2002 2012), Xavier (2002), Coscarelli (2002 2016), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Busarello, Ulbricht e Fadel (2014) e outros autores que discorrem sobre o tema tratado. A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa, em que realizou-se uma análise dos recursos disponíveis na versão gratuita da ferramenta (quiz e verdadeiro ou falso) bem como a elaboração de três sugestões de atividades de leitura visando apontar sugestões de como a plataforma pode ser utilizada para o trabalho com a Língua Portuguesa em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. As análises dos resultados obtidos evidenciaram que a ferramenta Kahoot!, utilizada como recurso pedagógico, pode vir a se tonar uma aliada ao processo de ensino e as práticas de leitura em aulas de Língua Portuguesa, pois permite maior interação do aluno com o conteúdo e outras possibilidades de uso, como flashcards, desafios e teste você mesmo.

Abstract: In view of the discussions about digital literacy and the multiple digital tools available to work with teaching, focusing on the Portuguese language, this article aims to analyze the resources available in the Kahoot tool! that can be used to work with reading in Portuguese language classes, in order to develop students digital skills. In this sense, this paper discusses issues related to digital literacy and teaching with a focus on game literacy and gamification, from Soares (2002 2012), Xavier (2002), Coscarelli (2002 2016), Dudeney, Hockly and Pegrum (2016), Busarello, Ulbricht and Fadel (2014) and other authors who discuss the topic treated. The research developed is of a qualitative approach, in which an analysis of the resources available in the free version of the tool (quiz and true or false) was carried out, as well as the elaboration of three suggestions of reading activities aiming to point out suggestions of how the platform can be used to work with the Portuguese language in classes in the final years of elementary school. The analysis of the results obtained showed that the Kahoot! Tool, used as a pedagogical resource, may become an ally to the teaching process and reading practices in Portuguese language classes, as it allows greater interaction between the student and the content and other possibilities of use, such as flashcards, challenges and test yourself.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711330

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47617

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Francislaine Ávila de Souza e Universidade Federal de Lavras

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