SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: LEITURA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS

Autoria de: Eunice Lara Casarino

Orientação de: Valdete Aparecida Borges Andrade

Presidente da banca: Dra. Valdete Aparecida Borges Andrade

Primeiro membro da banca: Dra. Márcia Fonseca de Amorim

Segundo membro da banca: Dra. Pauline Freire Pimenta

Palavras-chaves: Leitura, aluno, educação, escola, texto

Data da defesa: 26/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 08/06/2021

Data da publicação: 08/06/2021

Referência: Casarino, E. L. LEITURA NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E REFLEXIVOS. 2021. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho trata não só sobre a importância da atividade de leitura e escrita na instituição escolar, mas também sobre como a instituição escolar pode contribuir com as crianças e adolescentes, para adquirirem o hábito de leitura. Para tanto, foram traçados os seguintes objetivos a) demonstrar que a leitura pode ser benéfica como grande ferramenta no ensinoaprendizagem b) apontar como a instituição escolar pode contribuir para a emancipação de seus alunos através de propostas de trabalhos com leitura e escrita. Compreendemos que ler vai além de decodificar o signo linguístico. Assim, neste artigo, procuramos discutir o que envolve a compreensão de um texto e como se constrói o leitor de forma crítica e reflexiva. O desenvolvimento do texto vai colaborar para ampliar a visão dos educadores sobre o uso da leitura nas aulas de Língua Portuguesa e sua importância tanto para os professores como para os alunos. Foi escolhido como método de pesquisa a abordagem qualitativa, por permitir uma melhor aproximação com o objetivo do projeto, que procura explorar a subjetividade do tema e trabalhar com comportamentos humanos. Para a realização deste artigo, foram realizadas pesquisas em livros, em artigos acadêmicos, disponibilizados em sites da área de linguística. Os teóricos que embasaram esta pesquisa foram Freire (2008) Geraldi (2006) Kleiman (1993) Martins (1994) Solé (1998) Zilberman (2003), os quais tratam sobre a relevância da leitura para a formação do estudante como indivíduo crítico, criativo, consciente e atuante na sociedade.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711333

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47651

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Eunice Lara Casarino e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo