SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: Para compreender a produção textual em sala de aula um diálogo entre a BNCC, os PCNs e os estudos teóricos

Autoria de: Dalila Rezende de Souza

Orientação de: Valdete Aparecida Borges Andrade

Presidente da banca: Dra. Valdete Aparecida Borges Andrade

Primeiro membro da banca: Dra. Márcia Fonseca de Amorim

Segundo membro da banca: Dra. Pauline Freire Pimenta

Palavras-chaves: BNCC, PCNs, Produção Textual, professor, sala de aula

Data da defesa: 25/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 24/06/2021

Data da publicação: 24/06/2021

Referência: Souza, D. R. d. Para compreender a produção textual em sala de aula um diálogo entre a BNCC, os PCNs e os estudos teóricos. 2021. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A fim de compreender melhor algumas das postulações elencadas pela BNCC e pelos PCNs em relação à produção textual, o presente trabalho se propõe a destacar alguns dos critérios e habilidades prescritas pelos documentos supracitados, de modo a elucidar definições e evidenciar estratégias para o desenvolvimento de trabalhos que contemplem esses aspectos. Para isto, serão consultados autores que discorram sobre essa temática, tais como Antunes (2005), Koch (2003) e Marcuschi (2002 2008). Dessa forma, serão discutidos, ao longo do trabalho, noções de texto, gênero textual, critérios de textualidade, coesão e coerência textual, organização textual, tendo como ponto de partida para essas reflexões as orientações e sugestões oferecidas pela BNCC e pelos PCNs, de modo a estabelecer relações e diálogo com os estudos teóricos . Realizadas todas as considerações, as quais o trabalho se dispõe, será possível admitir alguns caminhos para a aplicação das orientações fornecidas pela BNCC e PCNs em sala de aula. Ademais, o material aqui exposto poderá dar possibilidades ao professor de acessar algumas definições para melhor compreender os documentos norteadores da educação básica.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711338

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47633

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Dalila Rezende de Souza e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo