SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na aula de Literatura Brasileira

Autoria de: Fabiana da Silva Marangão

Orientação de: Charles Nascimento Tavares

Coorientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Charles Nascimento Tavares

Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Palavras-chaves: Mídias digitais, ensino, dialogismo, Literatura, Dom Casmurro

Data da defesa: 17/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 12/07/2021

Data da publicação: 12/07/2021

Referência: Marangão, F. d. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na aula de Literatura Brasileira. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo traz uma reflexão de como as mídias digitais usadas como meio de comunicação e produção de textos colaborativos podem aperfeiçoar as aulas de Literatura, promovendo uma integração entre o passado e o presente. Nessa conjuntura, o objetivo é fazer uma releitura da obra de Machado de Assis, Dom Casmurro, de modo que o reconto seja feito como se o enredo se desenrolasse no século XXI. O dialogismo de Bakhtin se faz presente em todas as esferas da vida humana. O professor dialoga com seus alunos, estabelece o diálogo com as obras, alunos dialogam com as obras e com o professor. As tecnologias digitais permitem que esses diálogos aconteçam presencial ou remotamente. O mundo contemporâneo encontra-se globalizado e a internet faz com que a comunicação seja cada vez mais rápida, independente da distância. Em uma sociedade que a tecnologia faz parte do dia a dia das pessoas através do uso dos computadores, smartphones e outras mídias digitais, a escola deve estar adaptada a esta nova realidade. Dentro das salas de aula, a tecnologia se torna como uma aliada no processo de ensino e aprendizagem. Este trabalho apresenta uma breve reflexão sobre a constituição dialógica da linguagem, através de pesquisa bibliográfica, feita em obras de estudiosos como Bakhtin (2011), Fiorin (2006). Traz também uma proposta pedagógica que apresenta o ensino da Literatura, usando as mídias digitais como meio de otimizar as aulas presenciais e remotas, por meio do contexto da obra mais famosa de Machado de Assis, Dom Casmurro, que foi escrita no século XVIII.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711343

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47801

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fabiana da Silva Marangão e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo