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Título: Avaliação da aprendizagem escolar um ato amoroso

Título alternativo: Evaluation of school learning a loving act

Autoria de: Fabiana Aparecida Neves

Orientação de: José Roberto Silveira

Presidente da banca: José Roberto Silveira

Primeiro membro da banca: Mariana Aparecida de Carvalho

Segundo membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Palavras-chaves: avaliação da aprendizagem, ato amoroso, acolhimento, diagnóstico, decisão

Data da defesa: 21/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/07/2021

Data da publicação: 05/07/2021

Referência: Neves, F. A. Avaliação da aprendizagem escolar um ato amoroso. 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: RESUMO Trata-se de uma análise sobre a avaliação da aprendizagem no ensino fundamental, através de uma resenha crítica, com o objetivo de verificar e apresentar possibilidades de intervenção pedagógica na avaliação em situações de dificuldades ou descompasso com metas esperadas. Pressupõem-se assegurar avanços no processo avaliativo, buscando repensar as formas de avaliação da aprendizagem comumente aplicadas pelas escolas, de forma a potencializar os resultados alcançados. A pesquisa consistirá em uma revisão de literatura baseada especialmente em Luckesi (2002), que apresenta a perspectiva da avaliação amorosa sem ser permissivista, sendo um processo estimulador e inclusivo, organizado de forma circular para se atingir as metas especificadas no Projeto Político da Escola. Passaremos pela obra de Moretto (2014) que discute com muita clareza e exemplificando a questão do avaliar, que está diretamente relacionada com o processo de ensino e a percepção do entendimento do aluno. Pretendemos mostrar que o processo de avaliação escolar deve ser um ato de acolhimento, diagnóstico e decisões assertivas, e não como ainda se apresenta na contemporaneidade como um ato simplesmente classificatório, onde o aluno é julgado como ??aprovado e reprovado??. Busca-se mostrar que a solução para uma avaliação amorosa passa pela formação inicial e continuada dos professores que caminhe junto a essa proposta pedagógica.

Abstract: ABSTRACT This is an analysis of the assessment of learning in elementary school, through a critical review, with the aim of verifying and presenting possibilities for pedagogical intervention in the assessment in situations of difficulty or disproportion with expected goals. It is supposed to ensure advances in the assessment process, seeking to rethink the forms of learning assessment commonly applied by schools, in order to enhance the achieved results. The research will consist of a literature review based especially on Luckesi (2002), who presents the perspective of loving evaluation without being permissive, being a stimulating and inclusive process, organized in a circular way to achieve the goals specified in the School Political Project . We will go through the work of Moretto (2014), who discusses very clearly and exemplifies the issue of evaluating, which is directly related to the teaching process and the perception of the students understanding. We intend to show that the school evaluation process should be an act of reception, diagnosis and assertive decisions, and not as it still presents itself in contemporaneity as a simply classifying act, which the student is judged as passing and failing. It seeks to show that the solution for a loving evaluation involves the initial and continued teachers training which goes together with this pedagogical proposal.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711348

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47943

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Fabiana Aparecida Neves e Universidade Federal de Lavras

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