SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA E DAS MÍDIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO.

Autoria de: João Carlos de Melo

Orientação de: Mariana Aparecida de Carvalho

Presidente da banca: Mariana Aparecida de Carvalho

Primeiro membro da banca: Mauricéia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Alice Meira Inácio

Palavras-chaves: Educação, Tecnologia, Mídias Digitais, Literatura, Professor.

Data da defesa: 24/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 08/07/2021

Data da publicação: 08/07/2021

Referência: Melo, J. C. d. A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA E DAS MÍDIAS DIGITAIS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO.. 2021. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A presente pesquisa aborda a influência da Tecnologia e das Mídias Digitais no processo de ensino de Literatura no Ensino Médio, e tem como objetivo analisar como a tecnologia vem sendo utilizada no ensino de Literatura em sala de aula. A pesquisa também lista algumas ferramentas tecnológicas didáticas e metodologias ativas que contribuem para o ensino de literatura, evidenciando o quanto a introdução das ferramentas tecnológicas e as mídias digitais podem ser úteis como ferramentas mediadoras e inovadoras sobre o ensino da literatura. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, tomamos como referência para abordagem as ferramentas tecnológicas ligadas ao campo das TICs e TDICs, as quais podem ser adotadas no ensino de todas as disciplinas, inclusive no ensino da literatura, compreendendo que a literatura se dispõe de uma estreita relação com a tecnologia midiática, tanto na produção quanto na circulação. As ferramentas ligadas ao campo das TICs, Tecnologia da Informação e Comunicação e TDIC - Tecnologia Digital da Informação e Comunicação permite ao professor inovar suas didáticas, e ao aluno ampliar seus conhecimentos de forma autônoma. Isto é a tecnologia, as mídias digitais e suas ferramentas permitem ao professor enriquecer suas possibilidades metodológicas, possibilitando que o trabalho seja mais interessante, criativo e interativo, facilitando o acesso a uma infinidade de informações, independente de tempo e espaço, associando ao ensino tradicional de literatura novas metodologias ligadas ao campo das TICs e TDICs, considerando que, nos últimos tempos, o conhecimento vem sendo democratizado em níveis nunca vistos antes. Para este trabalho foi realizada uma pesquisa de revisão de literatura, pautando-se em livros, artigos, periódicos, teses, dissertações entre outros.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201711350

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47649

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: João Carlos de Melo e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo