SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: Análise e discussão dos dados 16 Os objetos de análise deste trabalho serão quatro charges, sendo que três charges se referem à pandemia de Covid 19 enfrentada pelo Brasil e uma se refere à saúde pública no Brasil. As charges são muito utilizadas para faz

Título alternativo: Abstract

Autoria de: Vânia Aparecida Domingos Pereira

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Pauline Freire Pimenta

Palavras-chaves: Texto, Charge, Multimodalidade, Gênero Textual, Leitura.

Data da defesa: 20/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 04/07/2021

Data da publicação: 04/07/2021

Referência: Pereira, V. A. D. Análise e discussão dos dados 16 Os objetos de análise deste trabalho serão quatro charges, sendo que três charges se referem à pandemia de Covid 19 enfrentada pelo Brasil e uma se refere à saúde pública no Brasil. As charges são muito utilizadas para faz. 2021. 122 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo apresenta uma análise do gênero textual charge, um texto multimodal presente em revistas impressas e digitais, jornais impressos e digitais, sites e livros didáticos. O objetivo deste trabalho é o de analisar a configuração e o modo de funcionamento do gênero charge, a partir dos estudos de Marcuschi (2002), Bakhtin (2003) e Lima (2019). Serão analisadas quatro charges e suas características. Para se chegar à análise das charges, este artigo apresenta o conceito de gêneros textuais por meio da pesquisa bibliográfica em obras de autores como Bakhtin (2003). A multimodalidade também é abordada com base em Dionísio (2005). A partir das características do gênero charge citadas por Lima (2019) pode-se fazer uma análise nas charges presentes neste trabalho e verificar se estas apresentam tais características que são tão importantes para a construção de sentido. As quatro charges analisadas apresentam temas atuais e de grande relevância para o Brasil, a pandemia de Covid-19 e os problemas da saúde pública no Brasil. A análise das charges obteve o resultado esperado que demonstrou que o gênero charge deve estar inserido nas aulas de língua Portuguesa por se tratar de um texto multimodal que atrai a todos os leitores por conter um humor inteligente e uma critica social abordada de maneira leve e bem humorada.

Abstract: This article presents an analysis of the textual charge genre, a multimodal text present in print and digital magazines, print and digital newspapers, websites and textbooks. The objective of this work is to analyze the configuration and the way in which the cartoon genre works, based on studies by Marcuschi (2002), Bakhtin (2003) and Lima (2019). Four cartoons and their characteristics will be analyzed. To arrive at the analysis of cartoons, this article presents the concept of textual genres through bibliographical research in works by authors such as Bakhtin (2003). Multimodality is also approached based on Dionísio (2005). Based on the characteristics of the cartoon genre mentioned by Lima (2019), it is possible to analyze the cartoons present in this work and verify if they present such characteristics that are so important for the construction of meaning. The four cartoons analyzed present current themes of great relevance to Brazil, the Covid-19 pandemic and the problems of public health in Brazil. The analysis of the cartoons obtained the expected result, which showed that the cartoon genre should be included in Portuguese language classes as it is a multimodal text that attracts all readers as it contains intelligent humor and social criticism addressed in a light and well manner. moody

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201712120

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47788

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vânia Aparecida Domingos Pereira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo