SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: Artigo de Opinião proposta de ensino por meio da sequência didática

Autoria de: Rosimára de Fatima Carvalho Silva

Orientação de: Valdete Aparecida Borges Andrade

Presidente da banca: Dra. Valdete Aparecida Borges Andrade

Primeiro membro da banca: Dra. Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Dra. Walkíria França Vieira e Teixeira

Palavras-chaves: Gênero TextualDiscursivo, Artigo de Opinião, Sequência Didática, Prática da escrita, Metodologia

Data da defesa: 21/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 05/06/2021

Data da publicação: 05/06/2021

Referência: Silva, R. d. F. C. Artigo de Opinião proposta de ensino por meio da sequência didática. 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este artigo tem como objetivo propor o ensino do gênero textualdiscursivo artigo de opinião, por meio da sequência didática, elaborada pelos genebrianos Dolz e Schneuwly (2004). Essa proposta, que é realizada de modo organizado e sequenciado, foi elaborada para alunos do primeiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino. Para tanto, tomamos como base os seguintes teóricos Bakhtin (1992), Marcuschi (2008), Santos (2011), Boff, koche e Marinello (2009) e Perufo e Becker (2008), para definirmos os gêneros textuaisdiscursivos. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa, que orientou nossas análises e a revisão bibliográfica. Cabe ressaltar que os gêneros se constituem por meio de eventos comunicativos, possuindo função e estrutura composicional, e, partindo disso, considera-se que a estrutura do artigo de opinião é condicionada à função social do respectivo gênero. Com esta pesquisa, concluímos que o trabalho com artigo de opinião, orientado por uma ferramenta de auxílio ao professor, pode proporcionar e desenvolver a criatividade e a argumentação dos educandos, além da prática da escrita.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201712125

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47719

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Rosimára de Fatima Carvalho Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo