SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO

Autoria de: Aline Oliveira Guidis Kielblock

Orientação de: Mariana Aparecida de Carvalho

Presidente da banca: Mariana Aparecida de Carvalho

Primeiro membro da banca: Mauricéia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Bruna Toso Tavares

Palavras-chaves: Literatura, Formação, Leitor literário, BNCC, Desafios

Data da defesa: 22/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 09/07/2021

Data da publicação: 09/07/2021

Referência: Kielblock, A. O. G. REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO. 2021. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O objetivo da presente pesquisa é o de refletir sobre o processo de formação do sujeito leitor de obras literárias e discorrer sobre o desafio que é esse processo. A literatura tem a função humanizadora, situa o ser humano na sociedade, propicia a reflexão sobre sua função social, ética e moral, levando-o a construir sentidos a partir das experiências literárias, propiciadas pela leitura. A formação do leitor literário pode ser incentivada por diversos mediadores como a família, amigos, escola, professores, bibliotecas e espaços que acolhem e incentivam o aluno a ler com fluência. No Brasil, o ensino é normatizado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que orienta o ensino das competências gerais para a educação básica, de acordo com o ano letivo e idade do aluno. Nesta pesquisa constatou-se que o ensino da leitura literária em sala de aula precisa ser mais claro e mais desenvolvido, uma vez que há falta de incentivo da formação do leitor pela falta de espaços adequados, pela questão cultural e pela necessidade de formação continuada de mediadores. Pôde-se concluir que a formação do leitor literário é um direito humanizador que contribui para a formação de cidadãos mais críticos e reflexivos, havendo, no entanto, muitos desafios para serem transpostos.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201712204

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47952

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Aline Oliveira Guidis Kielblock e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo