SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: NÓS MATAMOS O CÃO TINHOSO violências do sistema colonial na obra de Luís Bernardo Honwana

Título alternativo: WE KILL THE NUTSY DOG system violence colonial in the work of Luís Bernardo Honwana

Autoria de: Mara de Oliveira Ferreira

Orientação de: Roberta Guimarães Franco Faria de Assis

Presidente da banca: Roberta Guimarães Franco Faria de Assis

Primeiro membro da banca: Rodrigo Garcia Barbosa

Segundo membro da banca: Diana Gonzaga Pereira

Palavras-chaves: Luís Bernardo Honwana, Nós Matamos o Cão Tinhoso, As Mãos dos Pretos, Nhinguitimo, Negros Moçambicanos.

Data da defesa: 17/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 12/07/2021

Data da publicação: 12/07/2021

Referência: Ferreira, M. d. O. NÓS MATAMOS O CÃO TINHOSO violências do sistema colonial na obra de Luís Bernardo Honwana. 2021. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A presente pesquisa visa conhecer, refletir e descrever as características sociais e históricas através de uma única obra do escritor moçambicano Luís Bernardo Honwana, intitulada como Nós Matamos o Cão Tinhoso, publicada no ano de 1964, escrita na sociedade moçambicana ainda sob o jugo colonial. Tal estudo também empreende uma reflexão sobre o papel das obras literárias daquele período e de seu escritor. Simultaneamente, analisará sua atividade política e o quanto essa pode ter corroborado para que em sua produção literária houvesse uma construção enunciativa do negro moçambicano que denuncia o despotismo do sistema colonial. Esta pesquisa se faz importante uma vez que a obra Nós Matamos o Cão Tinhoso é uma produção das Literaturas Africanas que contribui para elucidar e compreender as memórias vividas, a descolonização do pensamento e a construção da identidade moçambicana. Assim, para a elaboração de uma análise coerente com a temática aqui apresentada, o estudo em questão deu-se a partir da análise de 3 (três) contos, sendo eles ????????Nós Matamos o Cão Tinhoso????????, ????????As mãos dos Pretos???????? e ????????Nhinguitimo????????, de Luís Bernardo Honwana, escritor de relevante importância em seu país mátrio e que representa uma Literatura clássica moçambicana. Tal análise contribui para a reflexão acerca da descolonização do pensamento e a construção da identidade moçambicana descrever as características em comuns apresentadas nos diferentes contextos dos contos analisados e ainda destacar a participação das crianças presentes nos contos e suas significações.

Abstract: The present research aims to know, reflect and describe the social and historical characteristics through a single work by Mozambican writer Luís Bernardo Honwana, titled as Nós Matamos o Cão Tinhoso, published in 1964, written in Mozambican society still under the colonial yoke. Such a study also undertakes a reflection on the role of literary works of that period and that of its writer. At the same time, he will analyze his political activity and how much it may have corroborated so that in his literary production there was an enunciative construction of the Mozambican black who denounces the despotism of the colonial system. This research is important since the work We Kill the Dog Tinhoso is a production of African Literatures that contributes to elucidate and understand the memories lived, the decolonization of thought and the construction of Mozambican identity. Thus, for the elaboration of an analysis coherent with the theme presented here, the study in question took place from the analysis of 3 (three) short stories, being ????????We Kill the Tiny Dog????????, ????????The hands of the Blacks???????? and ????????Nhinguitimo????????, by Luís Bernardo Honwana, a writer of relevant importance in his native country and who represents classical Mozambican literature. Such analysis contributes to the reflection about the decolonization of thought and the construction of the Mozambican identity describe the characteristics in common presented in the different contexts of the stories analyzed and also highlight the participation of children present in the stories and their meanings.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201712269

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47932

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mara de Oliveira Ferreira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo