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Título: AS CONSTRUÇÕES RELATIVAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL VARIAÇÃO E ENSINO

Autoria de: Ana Franciely Cabral de Queiroz

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Patrícia Vasconcelos Almeida

Palavras-chaves: variações linguísticas, construções relativas, ensino, gramática, conceitos

Data da defesa: 27/04/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 17/05/2021

Data da publicação: 17/05/2021

Referência: Queiroz, A. F. C. d. AS CONSTRUÇÕES RELATIVAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL VARIAÇÃO E ENSINO. 2021. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir as variações linguísticas existente na Língua Portuguesa, juntamente com a língua padrão. Em diversas situações, essas diversidades da língua, não são consideradas no processo de ensino, deixando assim de compreender a contribuição delas para a complexidades dos diferentes tipos de fala. Observaremos a língua como instrumento social, deixando de considerar a importância das suas diversas variantes, seja na fala ou mesmo no ensino da gramática, com isso o aluno não é formado para melhorar sua capacidade de comunicação. Para melhor entender como essas variações acontecem, será analisada como é possível, no português, as diversas estratégias de relativização. Procuraremos entender como são organizadas as orações relativas e como as variações aparecem nesse tipo de oração. Para isso é necessário entender como ocorre a aquisição dessas relativas, no processo de formação do sujeito, e como são apresentadas ao longo do processo de escolarização. Por meio de alguns exemplos de propagandas, mostraremos como as orações relativas aparecem nesse meio de comunicação e como o docente pode utilizar desse recurso para o ensino em sala de aula. Apontamos como por meio das orações relativas cortadoras, copiadora é possível o ensino de variações para os alunos dentro do ambiente escolar, dessa forma é possível acabar como os diversos preconceitos linguísticos existentes dentro da sociedade.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20202201712282

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47609

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Franciely Cabral de Queiroz e Universidade Federal de Lavras

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