SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E DE TRADIÇÕES ORAIS NAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA UM ESTUDO DE TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO.

Título alternativo: LA IMPORTANCIA DE LA ORALIDAD E LAS TRADICIONES ORALES EN LAS LITERATURAS AFRICANAS DE LA LENGUA PORTGUESA UN ESTUDIO DE TERRA SONAMBULA, DE MIA COUTO.

Autoria de: Jaqueline de Souza Barbosa

Orientação de: Mariana Aparecida de Carvalho

Presidente da banca: Mariana Aparecida de Carvalho

Primeiro membro da banca: Rodrigo Garcia Barbosa

Segundo membro da banca: Roberta Guimarães Franco Faria de Assis

Palavras-chaves: Oralidade, tradições orais, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, pertencimento, Mia Couto.

Data da defesa: 23/11/2021

Semestre letivo da defesa: 2021-1

Data da versão final: 03/12/2021

Data da publicação: 03/12/2021

Referência: Barbosa, J. d. S. A IMPORTÂNCIA DA ORALIDADE E DE TRADIÇÕES ORAIS NAS LITERATURAS AFRICANAS DE LÍNGUA PORTUGUESA UM ESTUDO DE TERRA SONÂMBULA, DE MIA COUTO.. 2021. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da oralidade e das tradições orais nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa a partir da análise literária do romance Terra Sonâmbula (1992), de Mia Couto. O método utilizado para a pesquisa foi o qualitativo e baseou-se, principalmente, na revisão bibliográfica de obras que se dedicaram a estudar a presença da oralidade nas literaturas africanas, destacando, nessa esfera, a autora Ana Mafalda Leite, relatos de estudioso africanos que descrevem a oralidade como um traço peculiar das sociedades cuja tradição é oral e também dos autores moçambicanos Paulina Chiziane e Mia Couto, sobre suas percepções acerca da importância da oralidade e das tradições orais em Moçambique, sem deixar de mencionar a análise literária da obra em questão, Terra Sonâmbula (1992). As conclusões obtidas ao longo da pesquisa mostram que oralidade e tradição oral não são apenas importantes para as Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, mas que são o ponto inicial de qualquer literatura antes da introdução da escrita. A diferença reside no aspecto de Mia Couto fazer questão de seguir imprimindo essas características em seus registros escritos, tornando-as parte de sua produção literária.

Abstract: El presente trabajo tiene como objetivo demostrar la importancia de la oralidad y las tradiciones orales en las Literaturas Africanas de La Lengua Portuguesa a partir del análisis literario de la novela Terra Sonâmbula (1992), de Mia Couto. El método utilizado para la investigación fue el cualitativo y se basó principalmente en la revisión bibliográfica de trabajos que se dedicaron a estudiar la presencia de la oralidad en las literaturas africanas, destacando, en este ámbito, la autora Ana Mafalda Leite, informes de académicos africanos que describen la oralidad como un rasgo peculiar de las sociedades cuya tradición es oral, y también de los autoras mozambiqueños Paulina Chiziane y Mia Couto, sobre sus percepciones acerca de la importancia de la oralidad y las tradiciones orales en Mozambique, sin dejar de mencionar el análisis literario de la obra en cuestión, Terra Sonâmbula (1992). Las conclusiones obtenidas a lo largo de la investigación muestran que la oralidad y la tradición oral no solo son importantes para las Literatura Africanas de La Lengua Portuguesa, sino que son el punto de partida de cualquier literatura antes de la introducción de la escritura. La diferencia radica en el aspecto de Mia Couto que se empeña en seguir imprimiendo estas características en sus registros escritos, haciéndolas parte de su producción literaria.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20211201711244

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/54354

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Jaqueline de Souza Barbosa e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo