SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português (Distância)

Título: O ensino da Língua Portuguesa entre a norma e o normal

Autoria de: Cristiane Maria da Cunha Arci

Orientação de: Marco Antonio Villarta Neder

Coorientação de: Gislaine Aparecida Teixeira

Presidente da banca: Marco Antonio Villarta-Neder

Primeiro membro da banca: Ana Laura de Oliveira Nogueira

Segundo membro da banca: Silas Custódio

Terceiro membro da banca: Isabela Vieira Lima

Palavras-chaves: Concepções de Linguagem, Professor, Ensino de Língua Portuguesa, Variedades linguísticas, Norma-padrãos

Data da defesa: 27/05/2022

Semestre letivo da defesa: 2021-2

Data da versão final: 30/05/2022

Data da publicação: 30/05/2022

Referência: Arci, C. M. d. C. O ensino da Língua Portuguesa entre a norma e o normal. 2022. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2022.

Resumo: O presente trabalho é uma reflexão sobre as tensões existentes no ato de ensinar a língua portuguesa considerando possíveis relações e rupturas que podem ser construídas a partir da concepção de linguagem assumida pelo professor eou escola, enquanto ambiente institucionalizado. A partir da perspectiva sociolinguística, que estuda a relação entre a língua e a sociedade, o presente artigo revisita conceitos como o de variedades linguísticas, norma culta, norma-padrão e busca compreender como as concepções de linguagem colocam esses conceitos em relação. O interesse pelo tema nasceu da inquietação de uma professora do sexto ano de uma escola pública que, em determinado momento, explicitou que não entendia como os estudantes chegavam ao sexto ano do Ensino Fundamental ???? anos finais, produzindo textos ????pobres????, com muitos ????erros????, com muitas marcas de oralidade e sem os recursos próprios para a comunicação em linguagem escrita. O que chamou a atenção é que para ela, muitos dos ????erros???? estavam relacionados à forma de falar dos estudantes, ou seja, eles escreviam errado porque ????falavam errado????. Da colocação da professora nasce o interesse em estudar a relação entre as concepções de linguagem que habitam o interior das escolas e como essas concepções influenciam nas escolhas pedagógicas diante do processo ensinoaprendizagem. Além disso, o corpus do trabalho terá como elemento constitutivo a análise embrionária de atividades de um livro didático no que tange a concepção de linguagem assumida pelo(s) autor(es) e o quanto as atividades propostas, juntamente às orientações ao professor, dão conta de colocar claramente a relação, nem sempre, linear e tranquila, entre a fala e a escrita, entre variedades linguísticas e norma-padrão, entre a norma e o normal. A base para a construção do estudo será a perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem, assumida pela Base Nacional Comum Curricular (2017) e anteriormente explicitada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998). Ambos os documentos tratam a linguagem como uma forma de ação dialógica orientada por uma finalidade específica em que a interlocução se realiza nas práticas sociais, refratando o que o Círculo de Bakhtin aponta como dialogicidade da linguagem. A ideia deste artigo, então é, a partir da análise de três atividades propostas em um livro didático, iniciar uma investigação de como são tratadas as relações entre as variedades dialetais, a norma culta e a norma padrão na perspectiva da fala e da escrita, e as possíveis implicações da abordagem no processo de ensino-aprendizagem. Espera-se, portanto, que as discussões aqui empreendidas possibilitem a reflexão sobre o ensino da língua numa perspectiva mais crítica, em que o espaço entre a norma e o normal possa ser uma possibilidade de interação e de rompimento com preconceitos linguísticos.

Abstract: The present paper is a reflection on the tensions in the act of teaching the Portuguese language considering possible relationships and ruptures that can be built from the conception of language assumed by the teacher andor school, as an institutionalized environment. From the sociolinguistic perspective, which studies the relationship between language and society, this article revisits concepts such as linguistic varieties, cultured norm, standard norm, and seeks to understand how the conceptions of language place these concepts in relation. The interest in this topic arose from the concern of a sixth grade teacher in a public school who, at a certain moment, explained that she did not understand how students reached the sixth grade of elementary school - final years, producing poor texts, with many mistakes, with many oral marks and without the proper resources for communication in written language. What attracted her attention was that, for her, many of the mistakes were related to the students way of speaking, that is, they wrote wrongly because they spoke wrongly. The teachers statement gave rise to an interest in studying the relationship between the conceptions of language that inhabit the interior of schools and how these conceptions influence pedagogical choices in the teachinglearning process. Moreover, the corpus of the work will be constituted by an embryonic analysis of the activities of a textbook regarding the conception of language assumed by the author(s) and how the proposed activities, together with the teachers orientations, are able to clearly place the relationship, not always linear and smooth, between speech and writing, between linguistic varieties and the standard norm, between the norm and the normal. The basis for the construction of the study will be the enunciative-discursive perspective of language, assumed by the Common National Curricular Base (2017) and previously explained in the National Curricular Parameters (1998). Both documents treat language as a form of dialogic action guided by a specific purpose in which interlocution takes place in social practices, refracting what Bakhtins Circle points out as dialogicity of language. The idea of this article, then, is, based on the analysis of three activities proposed in a textbook, to start an investigation of how the relations between dialectal varieties, the cultured norm and the standard norm are dealt with from the perspective of speech and writing, and the possible implications of the approach in the teaching-learning process. It is hoped, therefore, that the discussions undertaken here will enable reflection on language teaching from a more critical perspective, in which the space between the norm and the normal can be a possibility of interaction and of breaking with linguistic prejudices.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_distancia/20212201711245

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/55053

Curso: GD004 - LETRAS PORTUGUÊS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Cristiane Maria da Cunha Arci e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo