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Título: O TRATAMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Título alternativo: THE TREATMENT OF PHONOLOGICAL CONSCIOUSNESS IN THE DIDACTICS BOOK FROM THE 1ST TO THE 3ND YEAR OF ELEMENTARY EDUCATION

Autoria de: Mara Trindade Gonçalves Alvarenga

Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins

Presidente da banca: Raquel Márcia Fontes Martins

Primeiro membro da banca: Andrea Portolomeos

Segundo membro da banca: Valter Pereira Romano

Palavras-chaves: Alfabetização, Consciência fonológica, Ensino, Letramento, Livro didático

Data da defesa: 10/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 23/06/2019

Data da publicação: 23/06/2019

Referência: Alvarenga, M. T. G. O TRATAMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO LIVRO DIDÁTICO DO 1º AO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2019. 72 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O objetivo primordial deste estudo foi verificar o tratamento da consciência fonológica no livro didático do Ensino Fundamental I nos primeiros três anos. Este trabalho considera pesquisas sobre o tema que apontam a importância da consciência fonológica no processo de alfabetização, para o desenvolvimento da percepção dos diferentes níveis da segmentação da linguagem oral, o que contribui para o processo de alfabetização (SOARES, 2016). A metodologia deste estudo teve como referência a análise de três livros de Língua Portuguesa, do 1o ao 3o ano do Ensino Fundamental Trinconi, Bertin e Marchezi (2019). A coleção foi aprovada pelo PNLD 2019 e é utilizada pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de Bom Sucesso no estado de Minas Gerais. Os resultados mostraram que os livros analisados abordaram a consciência fonológica, com a maioria de seus níveis (consciência de palavralexical, consciência silábica, consciência de rimas e aliterações, consciência fonêmica e seus dois níveis consciência grafofonêmica e consciência fonografêmica), entretanto, apresentaram-se falhas quanto à reflexão sobre esse tema, apresentando pouco aprofundamento no trabalho com a consciência fonológica.

Abstract: The principle objective of this study was to verify the treatment of phonological awareness in the elementary school I didactics book in the first three years. This work considers researches about the theme that shows the importance of phonological awareness in the literacy process, for the development of the perception of different levels of oral language segmentation, which contributes to the literacy process (SOARES, 2016). The methodology of this study had as reference the analysis of three books of Portuguese Language, from 1st to 3rd year of Elementary School Trinconi, Bertin and Marchezi (2019). The collection was approved by PNLD 2019 and is used by the Municipal Secretary of Education in the city of Bom Sucesso in the state of Minas Gerais. The results showed in the analyzed books approached of the phonological awareness, with the most of levels (word lexical awareness, syllabic awareness, awareness of rhymes and alliterations, phonemic awareness and two levels gramophone awareness and phonograph awareness), however, had failures in the reflection on this topic, presenting little deepening in the work with phonological awareness.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20191201320805

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44138

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mara Trindade Gonçalves Alvarenga e Universidade Federal de Lavras

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