SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: As Representações sociais das mulheres no Funk erótico da servilidade sexual à reivindicação por prazer

Título alternativo: The Social Woman Representation in Erotic Funk from sexual servily to sexual pleasure Claim

Autoria de: Camila da Silva Gomes

Orientação de: Marcia Fonseca de Amorim

Presidente da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Primeiro membro da banca: Mauricéia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Maria Eugenia Batista

Terceiro membro da banca: Sheilla Maria Resende

Palavras-chaves: Análise do discurso, funk erótico, representações, mulheres, sexualidade

Data da defesa: 07/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 30/06/2019

Data da publicação: 30/06/2019

Referência: Gomes, C. d. S. As Representações sociais das mulheres no Funk erótico da servilidade sexual à reivindicação por prazer. 2019. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho busca fazer uma análise que enfoca a representação da sexualidade feminina no funk de cunho erótico. Utilizando-se como base teórica a análise do discurso de linha francesa, intenta-se, sobretudo, em investigar como a sexualidade feminina é representada no funk cantado por homens em contraponto ao funk cantado por mulheres, funk esse que não é nomeado feminista. A pesquisa objetiva responder a questionamentos da seguinte natureza como a mulher, inscrita no Funk, é representada sexualmente? Como ela se manifesta em relação à sua sexualidade e a seus desejos? Quais as formas de resistência aos estereótipos criados acerca do papel sexual da mulher no universo do Funk erótico? A proposta tem relevância social pelo fato de tratar de grupos marginalizados e conferir voz a essas classes, intentando-se por compreender as imagens construídas em torno da mulher e de sua sexualidade no universo do Funk erótico. As reflexões propostas neste trabalho se iniciaram a partir de discussões e análises em videoclipes e em filmes realizados no Núcleo de Estudos em Análise do Discurso (NEADi - UFLA). Percebeu-se, durante as reuniões, que as mulheres, assim como os negros e os homossexuais, recebem representações cristalizadas nos artefatos culturaismidiáticos. Essas representações estereotípicas se apresentam, geralmente, atribuindo negatividade a um dado grupo e silenciando os sujeitos que o integram. Pensando nisso, notou-se a relevância da aplicação de uma análise mais minuciosa voltada para a forma como a mulher é vista e se vê no funk quando trata das relações sexuais. O quadro teórico está embasado em autores como Pêcheux (2006 2015) Foucault (1979 2008) Maingueneau (2001 2018) Amossy (2015) e Orlandi (2003, 2007) que abordam, respectivamente, discussões sobre discurso, formações discursivas, cena de enunciação, ethos, estereotipagem e silenciamento. Além disso, busca-se apresentar, brevemente, um panorama da história do funk no Brasil, a fim de situar e garantir maior clareza ao leitor.

Abstract: The present work seeks to make an analysis that focuses on the representation of feminine sexuality through the erotic funk. For this purpose, using as theoretical basis the Discourse Analysis of the French, it is mainly tried to trace how woman sexuality is represented in funk sung by men in counterpoint with the funk sung by women, the last one not labeled as a feminist funk. The research aims to respond to questions such as how the woman, enrolled in Funk, is represented sexually? As Does the woman manifest in relation to her sexuality and desires? What forms of resistance stereotypes about the sex role of women in the erotic Funk universe? The proposal has social relevance because it deals with marginalized groups and gives voice to these classes, trying to understand the images built around women and his sexuality in the universe of erotic Funk. The reflections proposed in this work started from discussions and analyzes on video clips and films made at the Center for Studies in Discourse Analysis (Núcleo de estudos em Análise do Discurso - NEADi - UFLA). During the meetings it was realized that women, as well as black people and homosexuals, receive crystallized representations in cultural media artifacts. These stereotypical representations are presented, generally, assigning negativity to a given group and silencing the people who integrate it. From this, it was noticed the relevance of the application of a more detailed analysis directed to the way the woman is seen and is see herself in the funk when it comes to the sexual relations. The theoretical basis is based on authors such as Pêcheux (2006 2015) Foucault (1979 2008) Maingueneau (2001 2018) Amossy (2015) and Orlandi (2003, 2007) who study, respectively, discussions on discourse, discursive formations, scene of enunciation, ethos, stereotyping and silencing. In addition, we try to briefly present a panorama of the history of funk in Brazil, in order to situate and guarantee greater clarity to the reader

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20191201510473

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44145

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Camila da Silva Gomes e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo