SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: LETRAMENTO ACADÊMICO A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESUMO

Título alternativo: Academic Literacy the prodution of abstrac gener.

Autoria de: Joice Cristina Almeida

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Valter Pereira Romano

Segundo membro da banca: Josiane Marques da Costa

Palavras-chaves: Letramento, Letramento acadêmico, Letramento digital, Gênero resumo, Produção escrita..

Data da defesa: 29/05/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 18/06/2019

Data da publicação: 18/06/2019

Referência: Almeida, J. C. LETRAMENTO ACADÊMICO A PRODUÇÃO DO GÊNERO RESUMO. 2019. 47 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Levando em consideração que muitos acadêmicos possuem dificuldades na produção do referido gênero, o trabalho ressalta a importância de discutir o letramento acadêmico considerando questões relacionadas aos eventos e práticas de letramentos para a produção escrita. Propõe, ainda, uma unidade de ensino voltada para o contato dos estudantes a essas práticas e as dificuldades relacionadas a escrita do gênero resumo. Na construção do quadro teórico, foram utilizados os estudos sobre Letramentos, Letramentos acadêmicos, Letramento digital e Gênero resumo, de autores como Oliveira (2010), Lea Street (2006) Fuza (2015), Soares (20022016), Kleiman (19951998) Leite, (2006) e Ferreira (2011), entre outros. O processo de letramento acadêmico é de extrema importância para o graduando, pois, traz ao aluno possibilidades de interagir dentro do meio acadêmico sem deixar de lado suas particularidades relacionadas com a escrita e sua vida em forma geral.

Abstract: Taking into account that many academics have difficulties in the genre production of this genre, the work highlights the importance of discussing academic literacy considering issues related to the summary genre in written form. It also proposes a teaching unit focused on students contact with these practices and the difficulties related to the writing of the abstract genre. In the construction of the theoretical framework, the studies on Literacy, Academic Literacy, Digital Literacy and Abstract genre were used by authors such as Oliveira (2010), Lea Street (2006) Fuza (2015), Soares (20022016), Kleimam (19951998) Leite, (2006) and Ferreira (2011), among others. The process of academic literacy is extremely important for the graduating, because it brings the student possibilities of interacting within the academic environment without leaving aside their particularities related to writing and his life in general.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20191201510966

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43836

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Joice Cristina Almeida e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo