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Título: A linguagem literária na formação do sujeito crítico

Título alternativo: The literary language in the formation of the critical subject

Autoria de: Sophia Assis Rodrigues

Orientação de: Andrea Portolomeos

Presidente da banca: Andréa Portolomeos

Primeiro membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Segundo membro da banca: Simone Aparecida Botega

Palavras-chaves: Linguagem Literária, Teoria Literária, Literatura, Gênero Fantástico, Educação

Data da defesa: 25/06/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 01/07/2019

Data da publicação: 01/07/2019

Referência: Rodrigues, S. A. A linguagem literária na formação do sujeito crítico. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho visa ressaltar a importância da literatura na formação da criticidade do sujeito. A linguagem literária estimula e amplia o horizonte de leitura de seu leitor através de seus recursos, como a pluralidade da palavra. Desse modo, o presente trabalho toma por objetivo compreender teoricamente a especificidade da linguagem literária e seus efeitos no ato de leitura, discutindo o problema do valor estético e de mercado abrir os horizontes e ressaltar a importância da escola no ensino que rompe com leituras pré estabelecidas propor uma leitura usando o gênero fantástico analisar contos fantásticos para destacar características da escrita dos autores propondo um aporte teórico para o professor abordar os contos em sala de aula. Para isso, o trabalho terá como orientação metodológica o estudo de textos teóricos de René Wellek e Austin Warren (2003), Viktor Chklovski (1917), Martins (2009), Theodor Adorno (1968) e Martins (2009), Hans Robert Jauss (1994), Mirian Hisae Yaegashi Zappone (2005), Wolfgang Iser (1996 e 2002), Márcia Hávila Mocci da Silva Costa, Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba (2007) e Gustavo Bernardo (1999). Antonio Candido (1988), Alfredo Bosi (2008), Itálo Calvino (2007), Leyla Perrone-Moisés (2006), Eduardo da Silva de Freitas (2016) e Selma Calasans Rodrigues (2008) e de textos literários de J.J Veiga (1989) e Murilo Rubião (2010).

Abstract: This academic work to aim to point out the importance of literature in the critical formation of the subject. The literary language stimulates and enlarges the horizon of reading of your reader through your resources, as the plurality of the word. By stimulating the readers sensitivity, the ability to transpose the meaning of things in the text read and consequently in his life is sharpened. Thus, this academic research take for objective, understand theoretically the specificity of literary language and its effects on the reading act, discussing the problem of aesthetic and market value to open the horizons and to emphasize the importance of the school in the education that breaks with pre-established readings propose a reading using the fantastic genre analyze fantastic stories to point characteristics of the authors writing proposing a theoretical contribution for the teacher to address the stories in the classroom. For this, teh academic work will have as a methodological orientation the study of theoretical texts of René Wellek e Austin Warren (2003), Viktor Chklovski (1917), Martins (2009), Theodor Adorno (1968) e Martins (2009), Hans Robert Jauss (1994), Mirian Hisae Yaegashi Zappone (2005), Wolfgang Iser (1996 e 2002), Márcia Hávila Mocci da Silva Costa, Maria Antonieta Jordão de Oliveira Borba (2007) e Gustavo Bernardo (1999). Antonio Candido (1988), Alfredo Bosi (2008), Itálo Calvino (2007), Leyla Perrone-Moisés (2006), Eduardo da Silva de Freitas (2016) e Selma Calasans Rodrigues (2008) and literary texts of J.J Veiga (1989) e Murilo Rubião (2010).

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20191201520850

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44044

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sophia Assis Rodrigues e Universidade Federal de Lavras

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