SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: GÊNEROS MULTIMODAIS NA FORMAÇÃO DE LEITORES UMA ANÁLISE DOS GÊNEROS CHARGE E TIRA

Título alternativo: MULTIMODAL GENRES IN THE FORMATION OF READERS AN ANALYSIS OF CHARGE GENES AND STRIP CARTOON

Autoria de: Edina Aparecida da Silva

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Ilsa do Carmo Vieira Goulart

Palavras-chaves: gênero multimodal, multiletramentos, leitura, letramento multimodal, leitores

Data da defesa: 30/05/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-1

Data da versão final: 26/06/2019

Data da publicação: 26/06/2019

Referência: Silva, E. A. d. GÊNEROS MULTIMODAIS NA FORMAÇÃO DE LEITORES UMA ANÁLISE DOS GÊNEROS CHARGE E TIRA. 2019. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Resumo O presente trabalho focaliza os gêneros multimodais no processo de formação de leitores, considerando-se os gêneros charge e tira e, possui como objetivo analisar os mecanismos linguísticos, semióticos e discursivos que contribuem para a produção de sentido no processamento da leitura. Saber interpretar adequadamente todos os recursos semióticos em um texto faz parte das habilidades do letramento multimodal, o que amplia, também, as habilidades relacionadas aos multiletramentos. Segundo Koch, a interpretação e compreensão de um texto está relacionada à interação que se estabelece entre o leitor e o autor, a partir dos conhecimentos prévios e dos objetivos que possuem, além das demais condições de produção, recepção e circulação do texto. A pesquisa teórica baseou-se em autores como Koch (2006), Cafiero (2005), além de Rojo e Moura (2012). Para as análises foi constituído um corpus formado por charges e tirinhas que circulam em sites da internet. Entendemos que a formação de um leitor mais crítico e mais consciente da posição que ocupa socialmente está relacionada ao desenvolvimento de habilidades de leitura e de escrita, na dimensão dos multiletramentos. Entendemos, ainda, que ao ler e entender os inúmeros recursos utilizados na linguagem presente em gêneros textuais como charge e tira, o leitor compreende também críticas sociais, estratégias de humor, informações implícitas, dentre outras habilidades fundamentais para o exercício pleno da cidadania.

Abstract: Abstract The present work focuses on the multimodal genres in the process of reader formation, considering the genres of charge and strip and aims to analyze the linguistic, semiotic and discursive mechanisms that contribute to the production of meaning in the processing of reading.To know how to interpret properly all the semiotic resources in a text is part of the multimodal literacy skills, which extends, also, the skills related to multiletramentos. According to Koch, the interpretation and understanding of a text is related to the interaction that is established between the reader and author, from the prior knowledge and objectives that have, in addition to the other conditions of production, reception and circulation of the text. The theoretical research occurred from authors such as Koch (2006), Cafiero (2005), Rojo e Moura (2012) and for the analyzes was constituted a corpus consisting of cartoons and comics that circulate in internet sites. We believe that the formation of a critical reader more and more aware of the position it occupies socially is related to the development of skills of reading and writing, in the dimension of multiletramentos. We understand that when you read and understand many resources used in the language present in textual genres such as cartoons and comics. The readers also includes social criticism, strategies of humor, information implied, among other skills essential for the full exercise of citizenship.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20191201520874

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/43728

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Edina Aparecida da Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo