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Título: NARRATIVA DA AQUISIÇÃO DE INGLÊS INDÍCIOS DE AUTONOMIA E ESTRATÉGIAS

Título alternativo: NARRATIVE OF ACQUISITION OF ENGLISH INDICATIONS OF AUTONOMY

Autoria de: João Luis de Souza

Orientação de: Tania Regina de Souza Romero

Presidente da banca: Tânia Regina de Souza Romero

Primeiro membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Segundo membro da banca: Tufi Neder Neto

Palavras-chaves: Autobiografia, Identidade docente, Autonomia, estratégias, línguas

Data da defesa: 04/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 09/12/2019

Data da publicação: 09/12/2019

Referência: Souza, J. L. d. NARRATIVA DA AQUISIÇÃO DE INGLÊS INDÍCIOS DE AUTONOMIA E ESTRATÉGIAS. 2019. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: Este trabalho de cunho qualitativo, visa, por meio de uma autobiografia, compreender meu processo de aprendizagem de inglês, especificamente, os indícios de autonomia e estratégias de aprendizagem mais frequentes utilizados segundo relato escrito. Entende-se que essa compreensão do processo possa auxiliar minha prática docente futura. Tomo como base os estudos e obras de Nóvoa (1995a, 1995b), Romero (2010) para descrever o papel da autobiografia e da identidade do docente de línguas na formação de professores, bem como Paiva (2004), para as análises de autonomia de aprendizagem do docente de inglês em formação. Os resultados obtidos, demonstraram que o processo autônomo de aquisição do inglês foi determinante, possibilitando a utilização de estratégias que culminaram a aprendizagem. Observou-se que foram utilizadas estratégias cognitivas, afetivas, metacognitivas, sociais e de memória e em certas situações, uma mescla delas em uma só frase e ou parágrafo legitimando a importância da autonomia no meu processo de aprendizagem de língua inglesa.

Abstract: This qualitative work aims, through an autobiography, to understand my English learning process, specifically, the most frequent signs of autonomy and learning strategies used according to written report. It is understood that this understanding of the process may help my future teaching practice. I use the studies and works of Nóvoa (1995a, 1995b), Romero (2010) to describe the role of autobiography in teacher education, as well as Paiva (2004), for the analysis of learning autonomy and the identity of the English teacher in formation. The results demonstrated that the autonomous process of English acquisition was decisive, allowing the use of strategies that culminated in learning. It was observed that cognitive, affective, metacognitive, social and memory strategies were used and in certain situations, a mixture of them in a single sentence or paragraph legitimizing the importance of autonomy in my process of learning the English language.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201410914

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44799

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: João Luis de Souza e Universidade Federal de Lavras

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