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Título: AQUISIÇÃO DA ESCRITA UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS DE ENSINO DE DÍGRAFOS CONSONANTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS

Título alternativo: AN ANALYSIS OF PROPOSALS FOR TEACHING CONSONAN DIGRAPHS IN BRAZILIAN DIDACTIC BOOKS

Autoria de: Natália de Oliveira Gonçalves

Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins

Presidente da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Primeiro membro da banca: Tufi Neder Neto

Segundo membro da banca: Andrea Portolomeos

Palavras-chaves: aquisição, escrita, dígrafos consonantais, livro didático, ensino

Data da defesa: 27/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 09/12/2019

Data da publicação: 09/12/2021

Referência: Gonçalves, N. d. O. AQUISIÇÃO DA ESCRITA UMA ANÁLISE DE PROPOSTAS DE ENSINO DE DÍGRAFOS CONSONANTAIS EM LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS. 2019. 35 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso investiga o ensino de dígrafos consonantais em atividades de livro didático de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. O principal foco deste trabalho é analisar o processo de aquisição da escrita referente aos dígrafos, bem como de alguns trabalhos de autores reconhecidos na literatura sobre o tema. Nesse sentido, esta pesquisa traz abordagens sobre a Aquisição da Linguagem e Aquisição da Escrita antes de tratar dos dígrafos consonantais. Para respaldar o trabalho, utilizam-se estudos como Oliveira (2005), Faraco (1999), Ferreiro e Teberosky (1999). A metodologia utilizada para elaboração do trabalho foi baseada na seleção de trabalhos no intuito de realizar uma revisão bibliográfica e verificar como as atividades propostas no livro didático do 6º ano do Ensino fundamental II estão voltadas para o ensino dos dígrafos consonantais. A análise permitiu verificar que o tema sobre os dígrafos consonantais está presente apenas no 6º, e considerando que o ensino do mesmo pode contribuir para a aprendizagem da escrita ortográfica, as abordagens contidas nos livros didáticos estão escassas.

Abstract: This course completion paper investigates the teaching of consonant digraphs in Portuguese Language textbook activities, especially from the 6th to the 9th grade of Elementary School II. The main focus of this paper is to analyze the process of acquisition of writing related to digraphs and the difficulties that may be presented by the students. We performed a selection of textbooks adopted in public schools, and analyzed some works of authors recognized in the literature on the subject theme. In this sense, this research brings approaches on Language Acquisition and Writing Acquisition before dealing with consonant digraphs. To support the work, studies such as Oliveira (2005), Faraco (1999), Ferreiro and Teberosky (1999) are used. The methodology used to elaborate the work was based on the selection of works in order to perform a literature review, mainly on consonant digraphs. The analysis shows that although textbooks present activities on consonant digraphs addressing the concept correctly, they are not sufficient for a satisfactory learning for students.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201411103

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44711

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Natália de Oliveira Gonçalves e Universidade Federal de Lavras

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