SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: OS ENCONTROS CONSONANTAIS TAUTOSSILÁBICOS NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA

Título alternativo: THE TAUTOSSYLABIC CONSONANT ENCOUNTERS IN WRITING ACQUISITION

Autoria de: Vinicius Luis Marcelino Rabello

Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins

Presidente da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Primeiro membro da banca: Andrea Portolomeos

Segundo membro da banca: Jóice de Oliveira Ferreira

Palavras-chaves: aquisição da escrita, ortografia, sílaba, encontros consonantais, tautossilábicos.

Data da defesa: 25/11/2018

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 07/12/2019

Data da publicação: 07/12/2019

Referência: Rabello, V. L. M. OS ENCONTROS CONSONANTAIS TAUTOSSILÁBICOS NA AQUISIÇÃO DA ESCRITA. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente estudo tem como objetivo investigar as alterações ortográficas na produção escrita de encontros consonantais tautossilábicos, ou seja, sílabas que possuem a estrutura CCV (Consoante obstruinte Consoante líquida Vogal) como nas palavras branco e floresta. Estes encontros são os últimos que as crianças adquirem na fala e na escrita, pois apresentam uma estrutura mais complexa que exige mais do aprendiz. Esta pesquisa baseou-se em estudos sobre a aquisição da escrita como os trabalhos de Freitas (2001), Lemle (2007), Morais (2008), Oliveira (2005), Silva (2010), Soares (2016) entre outros. Analisam-se efeitos de frequência na produção escrita destes encontros consonantais tautossilábicos. A análise conta com dados colhidos através de uma pesquisa de campo, que foi feita através da produção escrita de alunos do ensino fundamental I (1º, 2º, 3º e 4º) de uma escola pública do município de Lavras, com a finalidade de investigar a aquisição do padrão silábico CCV na escrita. A análise realizada apontou para desvios comuns na escrita de crianças como cancelamento, deslocamento e troca de consoantes líquidas nos anos escolares investigados. Também verificou os desafios enfrentados pelas crianças em relação à complexidade relacionada à estrutura da sílaba CCV. Dessa forma, acredita-se que a presente pesquisa possa contribuir para estudos a respeito da aquisição da escrita infantil e dos fenômenos fonológicos que são representados nessa escrita.

Abstract: The present study aims to investigate the orthographic alterations in the written production of tautosyllabic consonant encounters, that is, syllables that have the structure CCV (Consonant obstructing Liquid consonant Vowel) as in the words white and forest. These meetings are the last that children acquire in speech and writing because they have a more complex structure that demands more from the learner. This research was based on studies about the acquisition of writing as the works of Freitas (2001), Lemle (2007), Morais (2008), Oliveira (2005), Silva (2010), Soares (2016) and others. Frequency effects are analyzed in the written production of these tautosyllabic consonant encounters. The analysis has data collected through a field research, which was done through the written production of elementary students I (1st, 2nd, 3rd and 4th) of a public school in the city of Lavras, with the purpose of investigating the acquisition of the CCV syllabic pattern in writing. The analysis pointed to common deviations in childrens writing such as cancellation, displacement and exchange of liquid consonants in the school years investigated, and also verified the challenges faced by children with the complexity related to the syllable structure CCV. Thus, it is believed that this research contributes to studies about the acquisition of childrens writing and to the phonological phenomena that are represented in this writing.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201420665

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44699

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Vinicius Luis Marcelino Rabello e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo