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Título: O processo de textualização na videoanimação Vida Maria

Autoria de: Heloydecarlo Batista Marques da Costa

Orientação de: Helena Maria Ferreira

Presidente da banca: Helena Maria Ferreira

Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Jaqueline Araujo da Silva

Terceiro membro da banca: Matheus Henrique Duarte

Palavras-chaves: língua portuguesa, videoanimação, textualização, textos multissemióticos, ensino

Data da defesa: 22/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 09/12/2019

Data da publicação: 09/12/2019

Referência: Costa, H. B. M. d. O processo de textualização na videoanimação Vida Maria. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho elege como objeto de discussão o processo de textualização em produções multissemióticas e parte da consideração de que tais produções integram, de modo recorrente o cotidiano social dos alunos e podem ser concebidos como um recurso didático com potencialidades para a formação de leitores proficientes. Este trabalho, que consiste em uma análise linguístico-semiótico-discursiva tem por objetivo discutir os processos de textualização na videoanimação ????????????????????????????????Vida Maria???????????????????????????????? (lançado no ano de 2006, produzido pelo animador gráfico Márcio Ramos), por meio da leitura da videoanimação, de modo interpretativo a fim de seguir as pistas deixadas pelos produtores para a reconstrução de projeto de dizer dos enunciadores. Como base teórica, esta pesquisa traz alguns pesquisadores Ferreira Villarta-Neder (2017), Ferreira e Almeida (2018), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016), Kunz e Oliveira (2013), entre outros estudiosos, que versam sobre as questões ligadas aos letramentos digitais, videoanimações e ensino de língua portuguesa. Desse modo, observou-se que é de suma importância redimensionar o ensino da leitura e interpretação de textos multissemióticos e de sua organização discursiva, uma vez que esses tipos de textos carregam consigo uma gama de elementos que favorecem o estudo do processo de textualização. A partir deste estudo, constatou-se que as múltiplas semioses devem ser consideradas no processo de encaminhamento das práticas de leitura em sala de aulas, tendo em vistas as suas potencialidades para indiciar sentidos e contribuir para a compreensão dos projetos de dizer dos enunciadores.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201421444

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44235

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Heloydecarlo Batista Marques da Costa e Universidade Federal de Lavras

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