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Título: GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL E HABILIDADES DE LEITURA UM ESTUDO SOBRE LINGUAGEM E MULTIMODALIDADE EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS

Título alternativo: THE GRAMMAR OF VISUAL DESIGN AND READING SKILLS A STUDY ABOUT LANGUAGE AND MULTIMODALITY IN ADVERTISING

Autoria de: Aline Gabrielle Correia da Costa

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Palavras-chaves: Multimodalidade, Anúncio Publicitário, Letramento Multimodal, Gramática do Design Visual, Multissemiose

Data da defesa: 22/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 04/12/2019

Data da publicação: 04/12/2019

Referência: Costa, A. G. C. d. GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL E HABILIDADES DE LEITURA UM ESTUDO SOBRE LINGUAGEM E MULTIMODALIDADE EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS. 2019. 69 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho elege como objetivo uma discussão, sobretudo, sobre habilidades de leitura do texto multimodal e sobre o modo como os recursos multisemióticos presentes em textos publicitários podem contribuir de forma efetiva para o letramento multimodal, voltando-se a atenção para recursos visuais e semioses, que, orquestradas ao texto verbal, constroem sentido e contribuem para que o texto seja coerente. As investigações deste trabalho visam identificar de que forma os textos de domínio publicitário se configuram e se remodelam com o passar dos anos, como as construções socio-culturais impactam nesses textos e como eles são veiculados na sociedade. Além disso, busca-se analisar de que forma os mecanismos multimodais podem se ressignificar como uma ferramenta teórico-metodológica para a recepção desses textos e, consequentemente, para a concepção do letramento multimodal. Parte dos estudos desse trabalho foram realizados no âmbito do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVICUFLA) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBICFAPEMIG), e justifica-se, pois, vivemos hoje em um contexto em que a tecnologia possibilita a alta circulação de textos multissemióticos o que, portanto, evidencia a necessidade de se mapear a multimodalidade no contexto social, bem como as estratégias linguísticas utilizadas nesse textos. O quadro teórico foi embasado em autores como Kress e Van Leuween (1996), Koch (2006), Jewitt (2004), Sandmann (1997), entre outros que abordam, respectivamente, discussões sobre leitura, letramento, multimodalidade, a Gramática do Design Visual e o gênero anúncio publicitário. Para ilustrar e complementar a discussão teórica, apresenta-se uma análise de textos publicitários impressos e em vídeo, veiculados em diferentes épocas e em diferentes suportes. Os resultaram apontaram para uma relevância no que diz respeito às mudanças constitutivas do gênero anúncio publicitário, tanto no campo linguístico da tessitura desses textos como no campo visual, ressaltando, assim, a sua natureza multimodal por excelência. Além disso, as análises empreendidas revelaram também a riqueza que as multissemioses atribuem à argumentatividade característica dos textos publicitários.

Abstract: The major goal of this paper is to discuss mainly reading skills of multimodal text and how multisemiotic resources present in advertising texts can contribute effectively to multimodal literacy, focusing on visual and semiosis resources, which, orchestrated to the verbal text, build meaning and contribute to a coherent text. The investigations of this study aim to identify how the advertising domain texts are configured and remodeled over the years, how the socio-cultural constructions impact these texts and how they are transmitted in society. In addition, we seek to analyze how multimodal mechanisms can be re-signified as a theoretical-methodological tool for the reception of these texts and, consequently, for the conception of multimodal literacy. Part of the studies of this work were carried out under the Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVICUFLA) and Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBICFAPEMIG), and it is justified, therefore, on the fact that we live today in a context in which this technology enables the high circulation of multisemiotic texts which, therefore, highlights the need to map multimodality in the social context, as well as the linguistic strategies used in these texts. The theoretical framework was based on authors such as Kress and Van Leuween (1996), Koch (2006), Jewitt (2004), Sandmann (1997), among others addressing, respectively, discussions on reading, literacy, multimodality, Visual Design Grammar and the advertising genre. To illustrate and complement the theoretical discussion, we present an analysis of print and video advertising texts, broadcasted at different times and in different media forms. The results point to a relevance regarding the constitutive changes of the advertising genre, both in the linguistic field of the text and in the visual field, thus emphasizing their quintessential multimodal nature. Besides that, the analyzes undertaken also revealed the richness that multisemioses attribute to the argumentativity characteristic of advertising texts

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201520833

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44695

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Aline Gabrielle Correia da Costa e Universidade Federal de Lavras

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