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Título: AS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E A OBJETIFICAÇÃO DOS CORPOS

Autoria de: Mirella Rosa Silveira

Orientação de: Helena Maria Ferreira

Presidente da banca: Helena Maria Ferreira

Primeiro membro da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Segundo membro da banca: Amanda Jackeline dos Santos Silva

Palavras-chaves: Anúncio publicitário, Gramática do Design Visual, Objetificação feminina, multiletramento, multissemioses

Data da defesa: 22/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 11/12/2019

Data da publicação: 11/12/2019

Referência: Silveira, M. R. AS REPRESENTAÇÕES DO FEMININO EM ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS E A OBJETIFICAÇÃO DOS CORPOS. 2019. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho busca explicitar, a partir da análise de anúncios publicitários selecionados, a ocorrência da objetificação de corpos femininos, utilizando-se para isso, aportes teóricos com a Gramática do Design Visual (GDV), a Pedagogia dos Multiletramentos, entre outros. Foram utilizados autores como Kress e Van Leeuwen (2006), Rojo (2013), Marcuschi (2005), bem como autoras que discutem sobre as diferenças de gênero e a sexualização da mulher, sendo essas Pintanguy (2017), Costa (2018), entre outras. O trabalho tem como objetivo analisar recursos linguísticos, semióticos e discursivos que evidenciam a construção de um projeto de dizer em que se observa indícios de objetificação da mulher. Nesse sentido, este trabalho se justifica pela busca de desnaturalizar os discursos que circulam na sociedade e que podem influenciar na manutenção de estereótipos, preconceitos e de discriminações. Para a realização do trabalho, foi feita a escolha de três anúncios publicitários, a fim de problematizar as escolhas dos recursos utilizados em sua produção. Para a análise, buscou-se adotar a Gramática do Design Visual (GDV) como base teórica. A partir do trabalho realizado, constatou-se usos padronizados de recursos linguísticos e semióticos em relação a esses corpos, que são utilizados como objetos de venda no sistema capitalista. Além disso, ficou evidenciada a relevância de problematizar esse tipo de gênero textual, com vistas a formar cidadãos críticos e engajados socialmente.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201610335

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44715

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Mirella Rosa Silveira e Universidade Federal de Lavras

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