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Título: Encontros Consonantais Heterossilábicos uma análise de escrita de alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental

Autoria de: Gabriela Nogueira Ferreira

Orientação de: Raquel Marcia Fontes Martins

Presidente da banca: Tufi Neder Neto

Primeiro membro da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Segundo membro da banca: Laíza Aparecida de Lima Mendonça

Palavras-chaves: aquisição da linguagem, aquisição da escrita, alfabetização, sílaba, encontros consonantais

Data da defesa: 27/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 09/12/2019

Data da publicação: 09/12/2021

Referência: Ferreira, G. N. Encontros Consonantais Heterossilábicos uma análise de escrita de alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental. 2019. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho busca investigar a aquisição da escrita de encontros consonantais heterossilábicos ou encontros CVC por meio de uma pesquisa realizada em duas escolas, uma pública, situada no município de Ribeirão Vermelho - MG, e outra particular, situada no município de Lavras. Para a realização da presente proposta, buscamos fazer uma revisão bibliográfica que aborda temáticas como a aquisição da linguagem, a aquisição da escrita, a alfabetização e o letramento, a sílaba, a ortografia e as interferências da fala sobre a escrita. Os principais teóricos aqui considerados são Lemle (2007), Ferrero e Teberosky (1986), Câmara Jr (2009), Soares (2004) e Oliveira (2005). A metodologia envolveu a realização de um ditado de palavras selecionadas que continham encontros CVC e foi realizada uma análise das palavras escritas pelas crianças, a fim de perceber como a aquisição da escrita ocorre em seus diversos níveis, e, além disso, estabeleceu-se uma comparação do ensino público e do ensino privado. Ao fim da análise, constatou-se que, a aquisição da escrita consiste em um processo de evolução gradativo, em que a criança que se encontra em seu desenvolvimento inicial de alfabetização tende a escrever conforme escuta, geralmente por interferência da fala.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201610643

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44722

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Gabriela Nogueira Ferreira e Universidade Federal de Lavras

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