SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: ??AQUELE MOMENTO QUE VOCÊ PASSA PELA INIMIGA, O VENTO BALANÇA SEU CABELO E O DELA CONTINUA DURO?? O USO DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NO ENSINO PARA PROMOVER EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Título alternativo: THAT MOMENT YOU WALK THROUGH THE ENEMY, THE WIND BALANCES HIS HAIR AND HER CONTINUES HARD?? THE USE OF CRITICAL RACIAL LETTERING IN EDUCATION TO PROMOTE ANTIRACRATIC EDUCATION

Autoria de: Laís Gonçalves Silva

Orientação de: Helena Maria Ferreira

Presidente da banca: Helena Maria Ferreira

Primeiro membro da banca: Luciana Soares da Silva

Segundo membro da banca: Elivan Aparecida Ribeiro

Terceiro membro da banca: Natália Rodrigues Silva do Nascimento

Palavras-chaves: Letramentos Raciais Críticos, Preconceito, Racismo Institucional, Sequências Didáticas, Educação Antirracista.

Data da defesa: 04/12/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 08/12/2019

Data da publicação: 08/12/2021

Referência: Silva, L. G. ??AQUELE MOMENTO QUE VOCÊ PASSA PELA INIMIGA, O VENTO BALANÇA SEU CABELO E O DELA CONTINUA DURO?? O USO DO LETRAMENTO RACIAL CRÍTICO NO ENSINO PARA PROMOVER EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. 2019. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: RESUMO Este trabalho tem por objetivo, problematizar o ensino de língua portuguesa acerca das relações étnico-raciais. Nesse sentido, o foco do presente estudo consiste em analisar possíveis contribuições da teoria do Letramento Racial Crítico para a promoção de uma reflexão acerca das identidades sociais, mais notadamente, das identidades negras e dos posicionamentos epistemológicos e axiológicos relativos à raça e ao racismo. A partir dessa discussão, espera-se poder problematizar os discursos preconceituososracistas que desrevelam preconceitos e analisar como a perspectiva do Letramento Racial Crítico pode iluminar uma discussão sobre uma educação antirracista, para a construção de identidades e da valorização da cultura negra para formar leitores críticos e proficientes. A reflexão proposta encontra-se embasada nos seguintes referenciais Alves (2018), Ferreira (2014), (2015), (2018) Gomes (2001), (2011), (2012), Souta (2017), Soares (2014), Ribeiro (2017), (2018) Ribeiro (2019) Silva Azevedo (2017), entre outros que contribuíram significativamente para as discussões teóricas que fundamentaram a pesquisa. Além disso, buscou-se elaborar uma sequência didática, que contemplará o trabalho com os gêneros do discurso, com foco no gênero meme. A partir do arcabouço teórico, foi elaborada uma Sequência didática, destinada ao 3ª do Ensino Médio, a fim de problematizar as questões raciais dentro e fora do âmbito escolar, e também, trabalhar a transmutação de memes racistas para a construção de memes antirracistas, visando provocar reflexões acerca da produção de sentido. Nesse sentido, Essa Sequência Didática prática metodológica a ser aplicado, para verificar como o processo de Letramento Racial Crítico contribui para a construção das identidades através da educação emancipatória e antirracista. Além disso, verificar, como tal Letramento, pode contribuir para a formação do leitor crítico- reflexivo, a fim de que os alunos e professores percebessem os discursos racistas, e através do pensamento crítico racial, possam intervir de maneira eficiente em tais situações, nas quais muitas pessoas naturalizam o problema, o que acarreta prejuízos, com relação, às construções das identidades negras e não negras.

Abstract: ABSTRACT This paper aims to problematize the teaching of Portuguese language about ethnic-racial relations. In this sense, the focus of the present study is to analyze possible contributions of Critical Racial Literacy theory to promote a reflection on social identities, most notably, black identities and epistemological and axiological positions regarding race and racism. From this discussion, we hope to be able to problematize the prejudiced racist discourses that reveal reveal prejudices and analyze how the perspective of Critical Racial Literacy can illuminate a discussion about an anti-racist education, for the construction of identities and the appreciation of culture. black to form critical and proficient readers. The proposed reflection is based on the following references Alves (2018), Ferreira (2014), (2015), (2018) Gomes (2001), (2011), (2012), Souta (2017), Soares (2014), Ribeiro (2017), (2018) Ribeiro (2019) Silva Azevedo (2017), among others that contributed significantly to the theoretical discussions that supported the research. In addition, we sought to elaborate a didactic sequence, which will include the work with the speech genres, focusing on the meme genre. From the theoretical framework, a didactic sequence was elaborated for the 3rd High School, in order to problematize racial issues inside and outside the school, and also to work on the transmutation of racist memes for the construction of anti-racist memes, aiming at provoke reflections about the production of meaning. In this sense, This Didactic Sequence methodological practice to be applied, to verify how the Critical Racial Literacy process contributes to the construction of identities through emancipatory and anti-racist education. Moreover, verifying, as such Literacy, can contribute to the formation of the critical-reflexive reader, so that students and teachers can understand racist discourses, and through racial critical thinking, can intervene efficiently in such situations, in which many people naturalize the problem, which causes damage in relation to the construction of black and non-black identities.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201611317

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44730

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Laís Gonçalves Silva e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo