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Título: REFLEXÕES SOBRE O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Título alternativo: REFLECTIONS ON THE TREATMENT OF LANGUAGE VARIATION IN SCHOOLS OF EDUCATIONAL SCHOOL II

Autoria de: Beatriz de Fátima Elias

Orientação de: Valter Pereira Romano

Presidente da banca: Valter Pereira Romano

Primeiro membro da banca: Andrea Portolomeos

Segundo membro da banca: Laíza Aparecida de Lima Mendonça

Palavras-chaves: Variação linguística, Ensino, Livro didático, Norma Culta, Preconceito Linguístico.

Data da defesa: 25/11/2019

Semestre letivo da defesa: 2019-2

Data da versão final: 09/12/2019

Data da publicação: 09/12/2019

Referência: Elias, B. d. F. REFLEXÕES SOBRE O TRATAMENTO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2019. 44 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2019.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo fazer reflexões sobre o tratamento da variação linguística na educação básica a partir da análise de uma coleção de livros didáticos de língua portuguesa destinada ao Ensino Fundamental II. Para isso, usaremos como base teórica os trabalhos de Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2002), Ilari e Basso (2011), Paim (2016), entre outros, que fundamentam a análise descritiva empreendida. Ao fim, constatamos que os livros didáticos se preocupam em apresentar as variações e que a escola e o professor devem buscar conhecer a realidade dos alunos e assim superar os preconceitos referentes à língua e buscar meios para que possamos chegar ao ensino de uma linguagem padrão, que é um direito do aluno, sem desmerecer a linguagem não padrão.

Abstract: The present work aims to make reflections on the treatment of linguistic variation in basic education from the analysis of a collection of Portuguese language textbooks for Elementary School II. To do so, use as theoretical basis the works of Bortoni-Ricardo (2004), Bagno (2002), Ilari and Basso (2011), Paim (2016), among others, which underlie a descriptive analysis employed. In the end, we found that textbooks are concerned with presenting as changes and what the school and teacher should seek to know the reality of students and thus overcome the prejudices related to language and seek ways to access the teaching of a standard language. which is a student right, without belittling a non-standard language.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20192201611626

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44729

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Beatriz de Fátima Elias e Universidade Federal de Lavras

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