SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: PROBLEMAS DE APRENDIZADO NA ALFABETIZAÇÃO DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO

Título alternativo: LEARNING PROBLEMS IN LITERACY DEVELOPMENTAL DYSLEXIA

Autoria de: Flávia Cristina Naves

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Márcia Fonseca de Amorim

Segundo membro da banca: Josiane Marques da Costa

Palavras-chaves: dislexia, problemas de aprendizagem, alfabetização, tratamento, distúrbio

Data da defesa: 20/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 31/08/2020

Data da publicação: 31/08/2020

Referência: Naves, F. C. PROBLEMAS DE APRENDIZADO NA ALFABETIZAÇÃO DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO. 2020. 24 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Esta pesquisa apresenta como tema central a dislexia do desenvolvimento e os problemas que esse distúrbio causa no processo de aprendizagem. Os objetivos que norteiam este trabalho consistem em compilar estudos sobre a dislexia com vistas a compreender esse distúrbio, que afeta crianças e adultos, e abordar as principais dificuldades enfrentadas pelas crianças disléxicas nos anos iniciais. Os objetivos específicos que orientam este trabalho são (i) abordar conceitos da dislexia do desenvolvimento na fase da alfabetização (ii) refletir sobre a importância de perceber as dificuldades de crianças de séries iniciais no início de sua aquisição linguístico-textual e (iii) apresentar orientações para intervenções pedagógicas que ajudem a criança disléxica a desenvolver suas habilidades no processo de ensinoaprendizagem. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, realizada por meio de levantamento de referências teóricas já analisadas, a partir dos estudos de Rodrigues Ciasca (2016), Lima (2016), Silva (2017) entre outros. Ao fim da pesquisa pode-se concluir que o diagnóstico precoce da dislexia de desenvolvimento é essencial para um tratamento bem-sucedido, que com uma equipe multidisciplinar poderá ajudar a criança disléxica a desenvolver suas habilidades linguísticas textuais. O tratamento fará com que a criança consiga desenvolver, no seu tempo, todas as fases do processo de alfabetização e trará também, melhorias diárias para o seu aprendizado e o seu desenvolvimento.

Abstract: This research has as its central theme developmental dyslexia and the problems that this disorder causes in the learning process. The objectives that guide this work are to compile studies on dyslexia in order to understand this disorder, which affects children and adults, and to address the main difficulties faced by dyslexic children in the early years. The specific objectives that guide this work are (i) to approach concepts of developmental dyslexia in the literacy phase (ii) reflect on the importance of perceiving the difficulties of children in the early grades at the beginning of their linguistic-textual acquisition and (iii) present guidelines for pedagogical interventions that help dyslexic children to develop their skills in the teaching learning process. As for the methodology, it is an exploratory bibliographic research, carried out through a survey of theoretical references already analyzed, based on Rodrigues studies Ciasca (2016), Lima (2016), Silva (2017) among others. At the end of the research, it can be concluded that the early diagnosis of developmental dyslexia is essential for successful treatment, which with a multidisciplinary team can help the dyslexic child to develop their textual language skills. The treatment will enable the child to develop, in his time, all phases of the literacy process and will also bring daily improvements for his learning and development.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20201201410148

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45334

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Flávia Cristina Naves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo