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Título: A IMPORTÂNCIA DOS FATORES AFETIVOS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DURANTE PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUAS ADICIONAIS

Título alternativo: THE IMPORTANCE OF AFFECTIVE FACTORS IN IDENTITY BUILDING DURING THE TEACHING-LEARNING PROCESS IN ADDITIONAL LANGUAGES

Autoria de: Stefania Kozlakowski

Orientação de: Tania Regina de Souza Romero

Presidente da banca: Tania Regina de Souza Romero

Primeiro membro da banca: Jamila Viegas Rodrigues

Segundo membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Terceiro membro da banca: Tufi Neder Neto

Palavras-chaves: Identidade docente, autobiografia, motivação, manifestações culturais, afetividade.

Data da defesa: 23/07/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 17/08/2020

Data da publicação: 17/08/2020

Referência: Kozlakowski, S. A IMPORTÂNCIA DOS FATORES AFETIVOS NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DURANTE PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUAS ADICIONAIS. 2020. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Levando em consideração a importância das experiências, o presente trabalho desenvolveu uma pesquisa que contempla eixos sobre a formação de (futuros) professores de línguas em um viés que considere os aspectos sociais e afetivos como fatores essenciais no processo de ensino-aprendizagem. Os dados expostos são provenientes de narrativa autobiográfica e a interpretação se dá à luz dos embasamentos teóricos voltados para as teorias de motivação socio-dinâmica, conforme apontam autores como Dörnyei, Ushioda (2011) e Souza (2013). Apoio-me, ainda, em conceitos sobre a construção de identidade, a partir de Barcelos (2017) e Reichmann, Romero (2019), e, no que tange a reflexão crítica por meio de manifestações culturais, em Kraviski e Bergman (2006). Para explorar o meu aporte em narrativas autobiográficas também me embaso nos trabalhos de Barcelos (2017) e Romero, Casais (2019). Dessa forma, a análise de dados está direcionada a interpretação dos significados possíveis dentro das vivências relatadas, possibilitando diálogo com outras narrativas e reflexões para além do âmbito pessoal. Esclareço ao final as seguintes perguntas de pesquisa ??O que motivou a aprendizagem de coreano???, ??Qual o papel do inglês na intermediação do processo de aprendizagem de coreano???, ??Quais aspectos sociais e afetivos podem ter sido relevantes para a aprendizagem de coreano???. Por meio da interpretação dos dados demonstro o papel crucial que a cultura desempenhou na motivação durante a aprendizagem de coreano, sem deixar de pontuar o inglês como importante mediador nesse processo.

Abstract: Considering experiences importance, the present work developed a research that contemplates axes on (future) language teacher??s formation in a direction that considers social and affective aspects as essential factors in the teaching-learning process. The data comes from an autobiographical narrative and the interpretation is given in the light of theoretical foundations focused on theories of socio-dynamic motivation, as pointed out by authors such as Dörnyei, Ushioda (2011), and Souza (2013). I also rely on concepts over identity construction as from Barcelos (2017) and Reichmann, Romero (2019), and about critical reflection through cultural manifestations in Kraviski and Bergman (2006). To explore my contribution to autobiographical narratives I entrust on Barcelos (2017) and Romero, Casais (2019) work. In this way, the data analysis is directed to the interpretation of possible meanings within the reported experiences, enabling dialogue with other narratives and reflections beyond the personal scope. At the end I clarify the following research questions ??What motivated Korean learning???, ??What is the role of English in intermediating the Korean learning process???, ??What social and emotional aspects may have been relevant for learning Korean? ??. Through the data??s interpretation I can demonstrate the crucial role that culture played in motivation during Korean language learning, highlighting English as an important mediator in this process.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20201201510477

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45291

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Stefania Kozlakowski e Universidade Federal de Lavras

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