SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: O DESENVOLVIMENTO POTENCIAL DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM UMA COMPARAÇÃO ENTRE UM SITE E UM APLICATIVO DE LÍNGUA INGLESA

Título alternativo: THE POTENTIAL DEVELOPMENT OF LEARNING STRATEGIES IN A COMPARISON BETWEEN A SITE AND AN ENGLISH LANGUAGE APPLICATION

Autoria de: Sérgio Marques Botelho

Orientação de: Patricia Vasconcelos Almeida

Presidente da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Primeiro membro da banca: Tania Regina de Souza Romero

Segundo membro da banca: Tufi Neder Neto

Palavras-chaves: Tecnologias, digitais, Memrise, Aprendizagem, autônoma

Data da defesa: 28/07/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 19/08/2020

Data da publicação: 19/08/2020

Referência: Botelho, S. M. O DESENVOLVIMENTO POTENCIAL DE ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM EM UMA COMPARAÇÃO ENTRE UM SITE E UM APLICATIVO DE LÍNGUA INGLESA. 2020. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Aprender está intimamente ligado ao conhecimento de estratégias, ou melhor dizendo, aprendizagem sistemática (processo que acontece na escola), definidas como processos mentais em que cada indivíduo, a partir de suas preferências, utiliza para facilitar o processo de aprendizagem. Nesse sentido, é importante ter em mente que cada aprendiz se sente confortável no processo de aprendizagem de línguas de acordo com suas preferências para aprender e sobre as diferentes estratégias de aprendizagem das quais eles fazem uso. Na aprendizagem da Língua Inglesa, cada indivíduo desenvolve e utiliza de diferentes técnicas a fim de buscar seu objetivo particular. Nesse sentido, esta investigação tem como objetivo analisar duas plataformas (site e aplicativo) criadas para o ensino de Língua Inglesa e fazer um levantamento dos recursos que cada plataforma apresenta, visando estabelecer uma relação entre eles e as estratégias de aprendizagem que podem ser acionadas ao utilizá-los. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa da plataforma Memrise, nas versões site ou web e aplicativo para smartphones. As análises foram realizadas utilizando metodologia descritiva e comparativa. Constatou-se que as duas versões da plataforma são muito semelhantes em funções. Desta forma, é possível conjecturar que, em ambas, os usuários consigam utilizar diferentes estratégias de aprendizagem tais como cognitiva, social, metacognitiva, de memória e afetiva.

Abstract: Learning is closely linked to the knowledge of strategies, or rather, systematic learning (a process that takes place at school), defined as mental processes in which each individual, from their preferences to facilitate the learning process. In this sense, it is important to keep in mind that each learner feels comfortable in the language learning process according to their preferences for learning and the different learning strategies they use. In learning the English language, each individual develops and uses different techniques in order to pursue his or her particular goal. In this sense, this investigation aims to analyze two platforms (website and application) created for the teaching of the English language and to survey the resources that each platform presents in order to establish a relationship between them and the learning strategies that can be used when using them. A qualitative survey of the Memrise platform was developed, in the website or web and application versions for smartphones. The analyzes were performed using descriptive and comparative methodology. The two versions of the platform were found to be very similar in function. In this way, it is possible to conjecture that in both users they can use different learning strategies such as cognitive, social, metacognitive, memory and affective.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20201201610061

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/44977

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Sérgio Marques Botelho e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo