SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: CONCEPÇÕES DE ESCOLA UMA ANÁLISE BAKHTINIANA DE COMENTÁRIOS NO FACEBOOK

Autoria de: Ana Laura de Oliveira Nogueira

Orientação de: Marco Antonio Villarta Neder

Presidente da banca: Marco Antonio Villarta-Neder

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Dalva de Souza Lobo

Terceiro membro da banca: Gislaine Aparecida Teixeira

Palavras-chaves: Concepções de escola, enunciado, modalizadores, tom, entonação

Data da defesa: 20/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 15/09/2020

Data da publicação: 15/09/2020

Referência: Nogueira, A. L. d. O. CONCEPÇÕES DE ESCOLA UMA ANÁLISE BAKHTINIANA DE COMENTÁRIOS NO FACEBOOK. 2020. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Este trabalho propõe a analisar, por meio de uma perspectiva bakhtiniana, as concepções de escola materializadas através de comentários de leitores do portal de notícias El País Brasil na rede social Facebook. Propõe-se então, analisar comentários presentes em postagens da referida página contendo a matéria Estudantes de classe média vão à escola pública por economia e para sair da ????????????????bolha???????????????? social. A análise feita emprega os conceitos bakhtinianos de tom e enunciado para compreender como se dá o ato enunciativo e como concepções e valorações sobre escola são dadas no enunciado através da entonação. Para tal compreensão, foi necessário um estudo sobre a modalização e seu papel na expressão da valoração dos sujeitos. Foi possível perceber que as concepções de escola permeiam um lugar ????????????????tradicional???????????????? e demonstram uma concepção de escola como um lugar que prepara pessoas para objetivos pontuais, como por exemplo, aprovação em vestibulares e preparação para o mercado de trabalho. Notou-se ainda que por mais que alguns comentários trouxessem uma noção mais aberta sobre escola, como lugar de diversidade e formação cidadã, há um tom de autoridade que nos alerta para um lugar de discurso onde não acontece a diversidade.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20201201611311

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45269

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Ana Laura de Oliveira Nogueira e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo