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Título: COESÃO REFERENCIAL E ANÁLISE LINGUÍSTICA REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Título alternativo: REFERENTIAL COHESION AND LINGUISTIC ANALYSIS REFLECTIONS ON PORTUGUESE LANGUAGE TEACHING

Autoria de: Leticia Silva Ribeiro

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Daniela Jakubaszko

Palavras-chaves: Coesão, ensino, português, análise linguística, BNCC

Data da defesa: 17/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 31/08/2020

Data da publicação: 31/08/2020

Referência: Ribeiro, L. S. COESÃO REFERENCIAL E ANÁLISE LINGUÍSTICA REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA . 2020. 32 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo explorar, através de uma perspectiva da análise linguísticasemiótica, o ensino de língua portuguesa acerca do tema coesão referencial, sugerindo, mediante a comentários e reflexões, possíveis abordagens dessa temática na sala de aula. O ensino de línguas pautado na gramática tradicional tem raízes antigas, mas, atualmente, a partir de novos estudos desenvolvidos, tem dado lugar a uma abordagem funcional da língua, que contribuem melhor para que os alunos desenvolvam as competências almejadas pelo ensino. Os próprios documentos oficiais que trazem diretrizes para o ensino da língua consideram a perspectiva da análise linguística, reafirmando a necessidade de se promover uma mudança nas metodologias que abordam a língua a partir da perspectiva descritiva, em que fatores da língua em uso são desconsiderados ou pouco elaborados. As reflexões realizadas são baseadas nas contribuições de autores como Antunes (2012) Mendonça (2006) a fim de demonstrar como a abordagem da Anális

Abstract: This paper aims to explore, through a perspective of linguistic semiotic analysis, the teaching of Portuguese language on the theme of referential cohesion, suggesting, through comments and reflections, possible approaches to this theme in the classroom. The teaching of languages based on traditional grammar has old roots, but, nowadays, based on new studies developed, it has given way to a functional approach to language, which contribute better for students to develop the skills desired by teaching. The official documents that provide guidelines for the teaching of the language consider the perspective of linguistic analysis, reaffirming the need to promote a change in methodologies that address the language from the descriptive perspective, in which factors of the language in use are disregarded or little considered. elaborated. The reflections made are based on the contributions of authors such as Antunes (2012) Mendonça (2006) in order to demonstrate how the Linguistic Analysis approach can positively

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20201201611313

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45284

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Leticia Silva Ribeiro e Universidade Federal de Lavras

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