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Título: RELAÇÕES CRONOTÓPICAS E EXOTÓPICAS DE SUJEITOS EM SITUAÇÃO DE CRIOGENIA

Autoria de: Silas Custodio

Orientação de: Marco Antonio Villarta Neder

Presidente da banca: Dr. Marco Antonio Villarta-Neder (Orientador)

Primeiro membro da banca: Prof. Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Profa. Natália Rodrigues Silva do Nascimento

Terceiro membro da banca: Profa. Mauriceia Silva de Paula Vieira

Palavras-chaves: CRIOGENIA, SUJEITO, ENUNCIADO, CRONOTOPO, MEMÓRIA

Data da defesa: 21/08/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 13/09/2020

Data da publicação: 13/09/2020

Referência: Custodio, S. RELAÇÕES CRONOTÓPICAS E EXOTÓPICAS DE SUJEITOS EM SITUAÇÃO DE CRIOGENIA. 2020. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: RESUMO Há uma tecnologia que permite congelar um corpo com um processo de morte supostamente irreversível para que, também supostamente em um futuro, esse corpo possa ser reanimado e o problema que desencadeia a morte seja revertido. Tal processo é chamado de criogenia. Em situações como essa, o sujeito que vai ser submetido ao processo criogênico tem que autorizar o procedimento enquanto ainda tem consciência e o poder pátrio. Enquanto o corpo mantém-se em animação suspensa, outros sujeitos tomarão decisões sobre ele. E, na hipótese de reanimação, esse sujeito ressurrecto terá implicações com relação ao poder pátrio de si quando autorizou o procedimento criogênico e sobre tantas outras questões de natureza ética, jurídica e ontológica. O problema de pesquisa, nesse caso, é constituído pela discussão de como é a constituição desse(s) sujeito(s) nesse percurso que vai desde a decisão de submeter-se à criogenia até o momento (hipotético ou ficcional) de ser reanimado após um período de estase. O objetivo deste trabalho é analisar os enunciados produzidos pelo sujeito criogenado antes e depois da criogenização, verificando como o processo de distanciamento (exotopiaextralocalização) se manifesta na e pela linguagem. Ainda, como objetivos específicos, (1) identificar, no filme Reviver (2017), a partir do conceito bakhtiniano de extra-localização, quais as representações que o (s) sujeito (s) envolvido(s) faz(em) de si mesmo(s), dos outros sujeitos e da representação que os outros sujeitos fazem de si, (2) Discutir as implicações da constituição desse (s) sujeito (s) em relação aos discursos científicos, éticos, estéticos . Para isso, este Trabalho de Conclusão de Curso alicerça-se no referencial bakhtiniano, com o recorte dos conceitos de Sujeito, Enunciado, Cronotopo, ExotopiaExtralocalização, Memória e Acontecimento. O corpus deste trabalho é constituído pelo filme Reviver (2017), dirigido por Mateo Gil, com elenco Tom Hughes, Oona Chaplin, Charlotte Le Bon. Como metodologia, a partir do conceito de enunciado, verificar em quais enunciados os processos cronotópicos e axiológicos se constituem. Os resultados possibilitaram entender como podem tempo e espaço acontecerem como uma única unidade, cronotópica. Isto se faz possível pela maneira como os enunciados se encadeiam de forma dialógica, que suscitam outros enunciados, factíveis que são na interação exotópica do ser, através dos fatos e acontecimentos, possíveis de serem (re) contados, graças às memórias do passado e do futuro e (3) Analisar a memória como enunciado.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20201201620796

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45270

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Silas Custodio e Universidade Federal de Lavras

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