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Título: APRENDIZADO DE PRONÚNCIA COM ASSISTÊNCIA MÓVEL ANÁLISE DE OPINIÕES DOS USUÁRIOS

Título alternativo: PRONUNCIATION LEARNING WITH MOBILE ASSISTENCE USER FEEDBACK ANALYSIS

Autoria de: Milena Alves Amarante Reis

Orientação de: Tufi Neder Neto

Presidente da banca: Tufi Neder Neto

Primeiro membro da banca: Patricia Vasconcelos Almeida

Segundo membro da banca: Jamila Viegas Rodrigues

Terceiro membro da banca: Teciene Cassia de Souza

Palavras-chaves: pronúncia, língua inglesa, tecnologia, móvel, aprendizagem

Data da defesa: 29/07/2020

Semestre letivo da defesa: 2020-1

Data da versão final: 31/08/2020

Data da publicação: 31/08/2020

Referência: Reis, M. A. A. APRENDIZADO DE PRONÚNCIA COM ASSISTÊNCIA MÓVEL ANÁLISE DE OPINIÕES DOS USUÁRIOS. 2020. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2020.

Resumo: Neste estudo tem-se como objetivo analisar comentários dos usuários brasileiros sobre aplicativos de pronúncia da Língua Inglesa disponíveis em telefones celulares, que estão ganhando espaço no aprendizado de línguas estrangeiras. Dessa forma, foram selecionados 13 aplicativos de acordo com critérios como o número de downloads e o custo ao usuário. Após a seleção dos aplicativos foram retirados aproximadamente 90 comentários de usuários, com base em critérios estabelecidos, que levavam em conta a mediação de aspectos fonológicos e um bom desenvolvimento tecnológico dos aplicativos. A análise desses comentários nos permitiu observar a dificuldade dos usuáriosaprendizes de pronúncia em julgar a qualidade dos aplicativos, pois, como já era esperado, os usuários não contam com experiência e formação na área de línguas e nem pedagógica para avaliar a qualidade desses softwares. Conclui-se que há necessidade de critérios específicos para a avaliação dos aplicativos por profissionais da área, visto que seus usuário

Abstract: This study aims to analyze comments from Brazilian users of English pronunciation applications available on cell phones, which are gaining ground in the learning of foreign languages. Thus, 13 applications were selected according to criteria such as the number of downloads and the cost to users. Next, approximately 90 users?? comments were used, based on established criteria, which took in account the mediation of phonological aspects and a good technological development. The analysis of these comments allowed us to observe the difficulty of pronunciation userslearners in judging the quality of the applications for, as expected, they do not have experience and training in the area of languages or pedagogy knowledge to assess the quality of these softwares. Finally, we conclude there is need of specific criteria for the evaluation of applications by professionals in the field, since users are not able to measure their quality.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20201201620798

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/45195

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Milena Alves Amarante Reis e Universidade Federal de Lavras

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