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Título: ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA Um estudo do riso em O Nome da Rosa de Umberto Eco

Autoria de: Andréia Lucienne Flôr Vilas Bôas

Orientação de: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Presidente da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Primeiro membro da banca: Andrea Portolomeos

Segundo membro da banca: Marcia Fonseca de Amorim

Palavras-chaves: Riso, Idade Média, Aristóteles, O nome da Rosa, Literatura.

Data da defesa: 20/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 03/06/2021

Data da publicação: 03/06/2021

Referência: Bôas, A. L. F. V. ENTRE FILOSOFIA E LITERATURA Um estudo do riso em O Nome da Rosa de Umberto Eco . 2021. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Entre Filosofia e Literatura um estudo do Riso em O Nome da Rosa de Umberto Eco, título deste Trabalho de Conclusão de Curso, mostra a proibição do riso na Idade Média, principalmente pela Igreja Católica, conforme o contexto da obra e a referenciação teórica adotada. O riso era considerado motivo de desvirtuação e desrespeito por aqueles que serviam a Deus, acreditava-se, na época, que as pessoas poderiam perder o temor de Deus, apesar de o riso ser considerado algo próprio do homem. Para isso, vamos, em um primeiro momento, fazer algumas considerações com base em alguns estudiosos sobre a Igreja na Idade Média e sobre o riso na mesma época. Em seguida, com base nesse levantamento bibliográfico, analisaremos o romance escolhido a partir de três questões propostas por que o riso era motivo de tantas desavenças entre os monges do mosteiro? Por que a obra de Aristóteles era considerada uma obra proibida e todos que tinham acesso a ela tinham uma morte sem explicação? E, por fim, qual é o significado do título do romance O Nome da Rosa? O enredo da história se passa no período da Idade Média em um mosteiro Beneditino, onde ocorre uma série de assassinatos. Na trama, Frei Guilherme de Baskerville e seu assistente Adso de Melk desvendam as misteriosas mortes dos monges do mosteiro.

Abstract: Between Philosophy and Literature a study of Laughter in The Name of the Rose by Umberto Eco, title of the Undergraduate Thesis, shows the prohibition of laughter in the Middle Ages, mainly by the Catholic Church, according to the context of the work and the theoretical reference adopted. Since laughter was considered a reason for distortion and disrespect for those who served God, it was believed, at the time, that people could lose the fear of God, despite the laughter being considered something peculiar to man. For this, we will, at first, make some considerations based on some scholars about the Church in the Middle Ages and about laughter in the same period. Then, based on this bibliographic survey, we will analyze the chosen novel based on three questions why was laughter the reason for so many disagreements among the monks in the monastery? Why was Aristotle????s work considered a forbidden work and everyone who had access to it died unexpectedly? And, finally, what is the meaning of the title of the novel The Name of the Rose? The plot of the story takes place in the Middle Ages in a Benedictine monastery, where a series of murders permeates the plot and the Father William of Baskerville and his assistant Adso of Melk unveil the mysterious deaths of the monks in the monastery.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201510074

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47572

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Andréia Lucienne Flôr Vilas Bôas e Universidade Federal de Lavras

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