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Título: A argumentação sob diferentes perspectivas linguísticas

Título alternativo: Argumentation under different linguistic perspectives

Autoria de: Caio Gutemberg da Silva Petronilho

Orientação de: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Presidente da banca: Mauriceia Silva de Paula Vieira

Primeiro membro da banca: Helena Maria Ferreira

Segundo membro da banca: Marco Antonio Villarta-Neder

Palavras-chaves: argumentação, argumentatividade, estratégias argumentativas, operadores argumentativos, perspectivas linguísticas

Data da defesa: 31/05/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 27/06/2021

Data da publicação: 27/06/2021

Referência: Petronilho, C. G. d. S. A argumentação sob diferentes perspectivas linguísticas. 2021. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: A argumentação é uma temática sempre presente nas reflexões sobre a natureza e os usos das linguagens humanas, de modo que frequentemente é abordada por tratados teóricos e investigações científicas que buscam evidenciar as suas características e refletir sobre a sua compreensão. É nesse quadro que este trabalho objetiva, mediante a realização de uma pesquisa de natureza bibliográfica, apresentar alguns caminhos de investigação linguística que focalizam a argumentação, as estratégias argumentativas e os operadores argumentativos, de modo a elaborar, com base neles, uma reflexão crítica. O referencial teórico reside em Koch (2004, 2015), Fiorin (2018), Vieira (2016) e Perelman (1971). Para a constituição da pesquisa bibliográfica, foram compilados para análise cinco estudos, publicados em 2020 e em 2021 e selecionados por meio da plataforma Google Acadêmico, mediante o uso dos descritores ????estratégias argumentativas???? e ????operadores argumentativos????. Compõem esse material os estudos de Sousa e Serra (2021), Oliveira e Lopes (2020), Pinheiro et al. (2020), Coimbra e Carvalho (2020) e Pozobon e David (2020). Para a orientação metodológica, foram considerados, principalmente, os trabalhos de Mariano e Rocha (2017) e de Lima e Mioto (2007). Os resultados obtidos não somente apontam para a atualidade científica desse tema de pesquisa, uma vez que existe uma robusta pluralidade de trabalhos que elaboram discussões nesse âmbito, mas também indicam que se configura como uma tendência atual nos estudos da linguagem o entendimento de que a argumentação é constitutiva da linguagem, posto que qualquer enunciado é argumentativo, assim como ela é indispensável para a formação cultural dos sujeitos e para a sua atuação social e histórica. Além disso, foram percebidas discrepâncias entre eles, como uma consequência dessa diversidade é possível investigar o ensino da argumentação, assim como analisar as formas e usos das estratégias e operadores argumentativos, postos a serviço de um projeto discursivo opinativo ou desinformacional, bem como com o intuito de empreender a construção de narrativas que influenciam a percepção dos acontecimentos históricos.

Abstract: Argumentation is a matter that has always been present in reflections on the nature and uses of language, thus it is often addressed by theoretical treatises and scientific investigations that seek to highlight its characteristics and reflect on its understanding. It is in this context that this work aims, by conducting a bibliographic research, to point out some ways of scientific investigation that focus on argumentation, argumentative strategies, and argumentative operators, to elaborate, based on them, a critical reflection. The theoretical foundation is Koch (2004, 2015), Fiorin (2018), Vieira (2016) and Perelman (1971). For the conduction of the bibliographic research, five studies were compiled for analysis, published in 2020 and in 2021 and selected through Google Scholar. The compiled studies are Sousa and Serra (2021), Oliveira and Lopes (2020), Pinheiro et al. (2020), Coimbra and Carvalho (2020) and Pozobon and David (2020). For methodological guidance, the works of Mariano and Rocha (2017) and Lima and Mioto (2007) were considered. The results not only point to the scientific relevance of this research topic, since there is a robust plurality of works that elaborate discussions about this matter, but they also indicate that the understanding that argumentation is constitutive of language is a current trend in language studies, in a way that considers that any statement is argumentative, just as it is indispensable for the cultural formation of the subjects and for their social and historical performance. In addition, discrepancies between them were observed just because of that diversity it is possible to investigate the teaching of argumentation, as well as it is possible to analyze the forms and uses of argumentative strategies and operators, used to make up an opinionated or uninformational discursive project, as well as with the intention of manipulating the construction of narratives that influence the public perception of historical events.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201510481

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47586

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Caio Gutemberg da Silva Petronilho e Universidade Federal de Lavras

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