SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: A LITERATURA NO COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL NA ESCOLA

Autoria de: Valéria Brasileiro de Castro

Orientação de: Andrea Portolomeos

Coorientação de: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Presidente da banca: Andrea Portolomeos

Primeiro membro da banca: Glauco Soares

Segundo membro da banca: Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

Terceiro membro da banca: Raquel Marcia Fontes Martins

Palavras-chaves: Ensino, de Literatura, Cultura, Negra, Racismo

Data da defesa: 29/03/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 13/04/2021

Data da publicação: 13/04/2021

Referência: Castro, V. B. d. A LITERATURA NO COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL NA ESCOLA. 2021. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: Este trabalho mostra como a literatura é um produto cultural de grande valor e importância na formação do sujeito, por isso deve ser trabalhada nas escolas. Além de desenvolver a criticidade, a literatura pode auxiliar na construção de uma sociedade mais justa, que saiba debater temas complexos como o racismo. Opresente artigo visa sobretudo discutir a necessária expansão do trabalho com a cultura afrobrasileira nas escolas através das aulas de literatura para que os afrodescendentes ???? a grande maioria dos brasileiros - possam se reconhecer, se fortalecer e ter orgulho suas raízes. Para isso, apresenta uma análise do livro infanto-juvenil ????Irmão Negro????, de Walcyr Carrasco, como forma de estimular o trabalho com textos literários que abordam temáticas ligadas aos problemas enfrentados pela população negra em nosso país, como o racismo. Este trabalho contou com o suporteteóricos de Proença Domício Filhos (2007), Regina Zilberman (2012), René Wellek eAustin Warren (2003), Ana Célia da Silva (2011), Elisa Larkin Nascimento (1993), Kabengele Munanga (2005), Gerson Buczenko (2019) e Wlamyra Albuguergue e Walter Fraga (2006), Silva (2007) e Santana e Melo (2015).

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201511473

URI alternaviva: repositorio.ufla.br/handle/1/47581

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Valéria Brasileiro de Castro e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo