SIP – Sistema Integrado de Processos
Menu: TCCs de Letras Português/Inglês

Título: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS ANÁLISE DE REGISTROS REFLEXIVOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE UM FANCLIPE

Título alternativo: TEACHER EDUCATION FROM THE PERSPECTIVE OF MULTILITERACIES ANALYSIS OF REFLECTIVE RECORDS ON THE PRODUCTION EXPERIENCE OF A FANCLIP

Autoria de: Thaís Costa Prado Alves

Orientação de: Helena Maria Ferreira

Presidente da banca: Helena Maria Ferreira

Primeiro membro da banca: Raquel Marcia Fontes Martins

Segundo membro da banca: Isabela Vieira Lima

Terceiro membro da banca: Gislaine Aparecida Teixeira

Palavras-chaves: Multiletramentos, Fanclipe, Formação docente, Multiliteracies, Fanclip

Data da defesa: 04/06/2021

Semestre letivo da defesa: 2020-2

Data da versão final: 16/06/2021

Data da publicação: 16/06/2023

Referência: Alves, T. C. P. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS ANÁLISE DE REGISTROS REFLEXIVOS SOBRE A EXPERIÊNCIA DE PRODUÇÃO DE UM FANCLIPE. 2021. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Licenciatura Plena)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

Resumo: As práticas de leitura e escrita sofreram mudanças com o avanço das tecnologias, refletindo diretamente no âmbito escolar. O surgimento das mídias digitais ampliou o modo de recepção, produção e circulação de textos, que atribuiu novas discussões acerca da formação de professores e os novos desafios a serem enfrentados na educação. Os gêneros emergentes do suporte digital apoderam-se também de importância nas práticas pedagógicas e exigem habilidades específicas para construção de sentidos, sendo eles compostos por uma variedade de recursos semióticos e modos de linguagem. A partir deste pressuposto, este trabalho tem como objetivo explorar o gênero fanclipe e suas possibilidades para a ampliação de habilidades relacionadas aos multiletramentos. Para o embasamento teórico foram utilizados autores como Rojo (2009), Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), New London Group (1996), Jenkins (2009), Machado (2000) e Soares (2004), bem como fundamentado na BNCC (2018). A metodologia foi dividida em 1) pesquisa bibliográfica, assentada nos pressupostos da Teoria dos Multiletramentos, organizada em duas seções a) O contexto dos multiletramentos e as demandas de formação docente e b) O gênero fanclipe e sua organização multissemiótica. 2) análise do corpus constituído por registros reflexivos e de um fanclipe produzido pela autora deste trabalho, baseado na música ??Mulher da Vila Matilde?? de Elza Soares, no intuito de salientar o processo de produção e elencar as contribuições para formação docente. A partir da pesquisa empreendida foi possível constatar que a) a formação teórica do professor, assentada nos pressupostos dos multiletramentos, poderá iluminar o desenvolvimento de práticas de ensino articuladas às demandas da sociedade da informação, em que as interações são mediadas por tecnologias e os textos são constituídos por múltiplas linguagens b) a reflexão sobre o percurso formativo poderá contribuir para que outros professores possam construir identificações em relação às dificuldades encontradas na atuação profissional c) a experiência de produção de textos multissemióticos poderá propiciar uma formação docente mais efetiva, dada as oportunidades de reflexão acerca do próprio processo de formação d) a produção de textos poderá servir como material didático a ser explorado em sala de aula com os alunos e) a produção de diários reflexivos poderá favorecer uma cultura de análise das demandas de formação docente e da própria atuação.

Abstract: Reading and writing practices have changed with the advancement of technologies, directly reflecting in the school environment. The emergence of expanded media, the mode of reception, production, and circulation of texts, which attributed new implications for teacher education and the new challenges to be faced in education. The emerging genres of digital support also take on importance in pedagogical practices and specific needs for the construction of meaning, being composed of a variety of semiotic resources and modes of language. Based on this assumption, this work aims to explore one of these genres, specifically the fanclip and its possibilities for expanding skills related to multi-tools. For the theoretical basis, authors such as Rojo (2009), Kalantzis, Cope and Pinheiro (2020), New London Group (1996), Jenkins (2009), Machado (2000), and Soares (2004) were used, as well as based on the BNCC ( 2018). The methodology was divided into 1) bibliographic research, based on the assumptions of the Multiliteracy Theory, organized into two major ones a) The context of multiliteracies and the demands for teacher education and b) The fanclip genre and its multisemiotic organization. 2) analysis of the corpus consisting of reflective records and a fanclip produced by the author of this work, based on the song ??Mulher da Vila Matilde?? by Elza Soares, to highlight the production process and list as contributions to teacher education. Based on the research undertaken, it was possible to verify that a) the theoretical education of the teacher, based on the assumptions of the multi-elements, can illuminate the development of teaching practices articulated to the demands of the information society, in which interactions are mediated by technologies and texts are made up of multiple languages b) reflection on the training path may contribute so that other teachers can build identifications about the difficulties encountered in professional practice c) the experience of producing multisemiotic texts may provide more effective teacher education, given the opportunities for reflection on the training process itself d) the production of texts may serve as didactic material to be explored in the classroom with students e) the production of reflective diaries may favor a culture of analysis of the demands of teacher education and of the performance itself.

URI: sip.prg.ufla.br/publico/trabalhos_conclusao_curso/acessar_tcc_por_curso/
letras_portugues_ingles/20202201511479

URI alternaviva: sem URI do Repositório Institucional da UFLA até o momento.

Curso: G025 - LETRAS (LICENCIATURA PLENA)

Nome da editora: Universidade Federal de Lavras

Sigla da editora: UFLA

País da editora: Brasil

Gênero textual: Trabalho de Conclusão de Curso

Nome da língua do conteúdo: Português

Código da língua do conteúdo: por

Licença de acesso: Acesso aberto

Nome da licença: Licença do Repositório Institucional da Universidade Federal de Lavras

URI da licença: repositorio.ufla.br

Termos da licença: Acesso aos termos da licença em repositorio.ufla.br

Detentores dos direitos autorais: Thaís Costa Prado Alves e Universidade Federal de Lavras

Baixar arquivo